Música

Quinto Canal: Revista do Ano 2019 – Música

A poucos dias de 2019 chegar ao fim, o Quinto Canal faz um balanço dos principais acontecimentos em Portugal, através da nossa Revista do Ano.

Entre despedidas e regressos, o ano de 2019 na área da Música foi sem dúvida marcado por fortes notícias, e que merecem destaque nesta Revista do Ano, com o olhar do Quinto Canal.

Janeiro começou com grandes confirmações e regressos em Portugal, tal como a realização do festival Elrow em Portugal e o regresso de Netinho a terras lusas. Carolina Deslandes e Pedro Abrunhosa também mereceram destaque pelo anúncio de concertos seus nos Coliseus, assim como os The Gift, que anunciaram o lançamento do disco especial Verão, que deu origem à digressão Primavera / Verão, que se prolongou por todo o ano.

No que toca a rádios, a Renascença decidiu começar 2019 com uma reformulação na sua programação, assim como a RFM que fez frente à Comercial e passaram ambas a disputar a liderança das audiências. Por falar em rádios, foram elas que também patrocinaram alguns dos grandes concertos que aconteceram em Portugal e que moveram milhares de fãs, tais como os concertos de André Rieu, que esgotou diversas datas na Altice Arena, Michael Bublé, Ivete Sangalo, Billie Eilish (que se estreou em Portugal), e Bryan Adams, entre tantos outros. No que toca a regressos nacionais, os fãs suspiraram com a reunião comemorativa dos Ornatos Violeta ou ainda dos Da Weasel e Pólo Norte, que em 2020 irão regressar aos palcos.

Portugal também não ficou imune à febre dos festivais, que este ano contaram com diversas novidades e cartazes esgotados. Foi o ano do regresso do Super Bock Super Rock ao Meco, o ano de afirmação de O Sol da Caparica após diversos contratempos, e também do RFM Somnii, que se transformou e reinventou-se trazendo a festa para toda a cidade da Figueira da Foz.  A época de verão fechou com a comemoração especial dos 15 anos do Rock in Rio Lisboa, que contou com três dias de festa gratuita no Jardim das Torres de Belém, com muita música e fogo de artifício.

Muito foi dito e muito aconteceu ao longo de 2019, tendo sido certamente um forte ano dedicado à música. Mas sem dúvida que 2020 será melhor, ou não tivessem sido já feitas as confirmações de Foo Fighters e a estreia de Camila Cabello no Rock in Rio Lisboa, a estreia de Taylor Swift em Portugal no NOS Alive, o regresso dos The Script para atuar no North Music Festival, ou ainda o tão aguardado concerto dos System Of A Down marcado para julho no Estádio do Nacional.


Nota: A Revista do Ano do Quinto Canal tem como base os artigos publicados e a informação enviadas e divulgadas pelos nossos parceiras ao longo de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.