ESTATUTO EDITORIAL


Desde o seu lançamento em 2012, que o Quinto Canal se rege pelo seguinte ESTATUTO EDITORIAL:

1 – O QUINTO CANAL é um projeto online gratuito, de carácter informativo e de periocidade diária, com o objetivo de informar todos os seus leitores com notícias relacionadas com Televisão, Cinema, Séries e Música.
2 – O QUINTO CANAL tem como objetivo informar os seus leitores, assumindo o compromisso de assegurar o respeito dos mesmos, pelos princípios deontológicos e pela ética profissional da sua equipa, assim como pela boa fé dos leitores.
3 – O QUINTO CANAL é um projeto online que prima pelo rigor profissional e imparcialidade, independentemente do teor de notícia publicado, de opiniões políticas ou crenças religiosas, etnias e gostos pessoais dos nossos leitores, publicando notícias e artigos devidamente citados e com fonte de informação confirmada.
4 – Nesse sentido, e com base no ponto 3, o QUINTO CANAL reserva-se no direito de não responder e de não aceitar qualquer tipo de comentário ofensivo ou de carácter desrespeitador, proveniente dos seus leitores de forma a atingir e prejudicar a sua equipa.
5 – O QUINTO CANAL reserva-se no direito de alterar, acrescentar ou eliminar qualquer artigo ou comentários da sua plataforma digital, sem aviso prévio, caso o mesmo não vá de encontro ao Estatuto Editorial do projeto.
6 – O QUINTO CANAL, a par da publicação diária de artigos, tem igualmente como objetivo a cobertura de diversos eventos mediáticos, através de convite e pedidos dos nossos parceiros, de forma a oferecer aos seus leitores conteúdos exclusivos.
7 – O QUINTO CANAL respeita o normativo da Constituição da República segundo o qual o exercício dos direitos de liberdade de expressão e informação «não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura», entendendo-se por censura a sonegação ilícita de informações, por razões políticas ou outras, e não a necessária e legítima seleção de notícias e artigos de opinião.
8 – O QUINTO CANAL rege-se pelo profissionalismo e rigor, não publicando nesse sentido notícias, artigos sensacionalistas e fake news, embora tenha conhecimento dos possíveis benefícios em termos de mercado de leitura, e da rápida visibilidade que as mesmas podem ter.
9 – Por fim, mas não menos importante, o QUINTO CANAL segue a orientação definida, nos termos da Lei de Imprensa, pelo seu diretor e por este Estatuto Editorial, tendo como limites os princípios consagrados na Constituição.