Gira Discos Rubricas

Gira Discos – Os sons do passado: Jafumega

Os anos 70 foram abordados na semana passada ao relembrarmos os Gemini e por isso mesmo hoje mudamos de década. Ainda na senda do passado, hoje recordamos uma banda que despontou nos anos 80 e que ainda hoje se mantém no ativo: Jafumega.

Na sequência do término de uma banda formada por quatro adolescentes, os Mini Pop, nasceram os Jafumega, com uma sonoridade dedicada ao pop/rock nacional. A criação do grupo deve-se ao projeto ambicioso de três dos integrantes da banda findada, ao quererem desenvolver algo mais abrangente, maior, mas que ao mesmo tempo continuasse o seu sucesso e legado. Assim, a Mário, Pedro e Eugénio Barreiros, os três irmãos da banda Mini Pop, juntaram-se José Nogueira, Álvaro Marques, Luís Portugal e Carlos Vélez.

O primeiro trabalho discográfico do grupo, intitulado Estamos Aí, surgiu em 1980, contendo todos os temas em inglês. No entanto, seguindo a tendência da época, os Jafumega lançaram dois anos depois um álbum totalmente em português e que fez enorme sucesso.

jafumega

Foi desse mesmo álbum que saíram as músicas Latin’américa e Kasbah, ainda hoje recordadas como alguns dos maiores sucesso do grupo, às quais se junta Ribeira, o tema que deu início à trajetória ascendente dos Jafumega. Contudo, e mesmo bastante solicitados para vários concertos em todo o país, o sucesso parecia estar perto de acabar, com os objetivos traçados a não serem alcançados.

Com sede de sucesso o grupo lançou no ano seguinte um novo álbum que, apesar de cair nas graças do público, acabou por não ser tão bem recebido como o primeiro. Sucesso na rádio, as vendas não traziam ao grupo grandes proveitos comerciais, o que levou a que a banda se dissolvesse em 1984.

No ano seguinte ainda se equacionou o lançamento de mais um disco, para o qual já haviam temas escritos e um nome escolhido, São João Brejeiro. No entanto, apesar das tentativas, o disco nunca chegou a ser lançado.

Sem nunca mais se ouvir falar nos Jafumega desde então, em 2001 foi lançado uma compilação com as músicas da banda, intitulado O melhor de 2, reavivando os temas de maior sucesso do grupo.

Os Jafumega pareciam ter terminado de vez a sua atividade em 1984, mas com o desejo de voltar aos palcos e aos concertos, levaram a que os integrantes se voltassem a reunir mais de 30 anos depois e tomassem de assalto os palcos portugueses. Desde 2013 que os Jafumega têm vindo a percorrer várias localidades, reavivando a memória das gentes do seu tempo, reunindo novos fãs e levando as suas músicas ao sucesso novamente.

[youtube id=”WTEfsWel1as” width=”620″ height=”360″]

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados