Entrevista – Edu Monteiro: «Tudo o que queremos é possível»

O Quinto Canal continua a sua série de entrevistas a novos talentos nacionais, nas mais variadas áreas. Desta vez damos a conhecer o trabalho de Edu Monteiro, conhecido produtor nacional já nomeado para os reconhecidos Grammys, e que aposta agora na sua carreira de cantor.



Em algumas palavras, como se define o Edu Monteiro?

Eu diria simples, dedicado, apaixonado pela vida, música e conhecimento.

You é o seu single de estreia em nome próprio. Como é a sensação de se aventurar a solo na música após colaborar com diversos artistas de renome?

Inicialmente é estranho estar no spotlight, ahah! Mas sinto-me super feliz. Só queria lançar as minhas músicas, contar as minhas histórias e fazer o que mais gosto. Não há melhor sensação!

Quais foram as principais inspirações para esta música?

Escrevi esta música no dia 13 de janeiro do ano passado, que é a data de aniversario da minha namorada. Ela estava a trabalhar no Dubai e então foi uma espécie de prenda de anos para matar a saudade!

Este primeiro single foi lançado em inglês. Será este um registo a manter nos próximos lançamentos?

Sim, sem dúvida. Sinto-me mais confortável a escrever em inglês. Consigo expressar-me melhor, mais eficazmente e com maior facilidade. Penso que cada artista se deve expressar da maneira e na língua que mais se identifica.


Em 2020, foi nomeado para os Grammys Latinos através de algumas das suas produções. De que forma sentiu esse reconhecimento?

Na verdade foi com uma mistura que fiz duma música da Alba Reche. Quando chegou a notícia foi totalmente inesperado! Não ganhamos mas fiquei super feliz só pela nomeação. Fez-me acreditar que tudo o que queremos é possível.

Já colaborou com diversos nomes da música nacional e internacional, entre os quais Virgul, Fernando Daniel, e até mesmo Anitta e Pablo Vittar. Como surgiu a oportunidade nesse área de produção?

Surgiu através da Redmojo! A Redmojo é uma produtora portuguesa que me acolheu em 2018 se não estou em erro. Foi na Redmojo que evolui imenso musicalmente, conheci pessoas incríveis e tive a oportunidade de viajar e trabalhar com artistas incríveis. Eternamente grato por tudo o que fizeram por mim!

Qual foi o projeto musical que mais o marcou até ao momento?

Penso que foi o álbum do Virgul. Não foi só uma sessão, só uma música, foi um disco. Exigiu muito mais dedicação, tempo, foco e acho que nunca tinha aprendido tanto. Apesar de ter sido super cansativo foi uma experiência incrível. Obrigado Virgul pela confiança, estamos juntos ❤️

Ser produtor / cantor sempre foi o seu sonho?

Tudo começou quando aprendi a tocar guitarra aos 12. Inicialmente era só tocar, cantar e divertir-me a aprender covers. A parte da produção surgiu com a necessidade de criar as minhas próprias músicas! Acabei por ficar tão obcecado em tornar-me bom produtor que acabei por me perder e desviar do que realmente queria. Não é que não goste de ser produtor, pelo contrario! Adoro! Mas o que quero realmente é produzir as minhas próprias musicas!


Da música para a televisão, costuma acompanhar algum formato televisivo em especial?

Já acompanhei vários! Mais recentemente o The Voice. Acho que é um programa com a fasquia muito alta, talentos incríveis e uma produção muito competente. Irei continuar a acompanhar.

De que forma a música podia ser mais apoiada no meio televisivo?

Não sei bem responder a esta questão. Sinto que não tenho o conhecimento ou informação necessária para poder elaborar uma resposta. Posso dizer que não tenho razão de queixa. Tenho sido super bem recebido por vários media/meios televisivos com o lançamento deste single e isso deixa-me muito feliz!

O que podem os fãs esperar em breve do Edu Monteiro?

Muita música, muitas histórias! Quero ajudar o mundo com a minha música. Ainda estou a descobrir de que forma mas sem dúvida que vai acontecer!


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Administrador do Quinto Canal desde 2014, integrando o projeto desde 2013. Responsável pelas principais coberturas musicais e televisivas. Gestor de conteúdos e redes sociais do Quinto Canal. Integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007. Quinto Canal - Sempre Consigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *