Rubricas Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #18: A Primavera e as divisões das privadas

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Com a chegada da Primavera e das boas temperaturas, os canais generalistas decidiram contrariar a tendência com um baixo consumo, provocando a divisão inédita nas privadas. Em dois dias, tanto a TVI como a SIC conseguiram um empate técnico na média diária! Quem diria… Estará a liderança de Queluz ameaçada?

Chegou a hora de as escolhas desvendar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Com a TVI a ter dificuldades em se impor no horário nobre, e especialmente no acesso ao late night, quem tem vindo a ganhar é a SIC. Além de Sol de Inverno e Amor à Vida, quem também se tem revelado uma verdadeira líder com temperaturas bastante quentes é a novela A Guerreira, que esta semana bateu um novo recorde de audiência.

A guerreira

Ao atravessar um dos momentos mais marcantes e decisivos da sua história, A Guerreira conquistou na passada quarta-feira 7,7% de rating e 33,1% de share. Além de ter sido o programa com maior share do dia, conquistou também a maior quota de mercado de sempre, arrasando completamente a concorrência, que ficou a mais de 15 pontos de diferença.

[divider]

Morno

 

Com a chegada do bom tempo, sem dúvida que o canal que mais sofre com a perda de telespetadores é a RTP1. O programa em que isso se torna mais visível, e onde as temperaturas continuarão a descer até o verão chegar ao fim, é O Preço Certo.

Fernando Mendes Preço Certo RTP

Apesar de ainda continuar a liderar sem problemas no horário, a descida é notória nas audiências. Na passada quinta-feira, o programa apresentado por Fernando Mendes já ficou abaixo da fasquia dos 10 pontos de rating, ao registar um valor de 9,5% de rating e 25,1% de rating. Uma descida esperada nesta época, e que se prevê que agrave, com a chegada de uma nova novela na concorrência dentro de poucos dias.

[divider]

Frio

Com o final de Doida Por Ti, a TVI decidiu finalmente tirar da gaveta a série portuguesa Bairro, acabando por a estrear no início desta semana. Contudo, e devido à má promoção e divulgação feita, os resultados não foram os melhores.

O-Bairro

O seu melhor resultado foi atingido no dia de estreia, na segunda-feira, com 4,7% de rating e 18,3% de share, ficando bem atrás da concorrência. Nos restantes dias, as audiências oscilaram entre descidas e subidas, mas sem nunca ultrapassarem os valores do primeiro dia de exibição, dando oportunidade para que A Guerreira, a sua concorrente direta, conseguisse dobrar e até mesmo triplicar os seus resultados. Uma notícia bastante negativa para uma estação que tenta a todo o custo recuperar o seu horário nobre e late night.

[divider]

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados