Memórias da TV Rubricas

Memórias da TV: A famosa e divertida «Carrinha Mágica»

Dado o sucesso alcançado através da nossa primeira temporada das Memórias da TV, recuperamos hoje o icónico mundo de animação da Carrinha Mágica.

A divertida série de animação foi buscar a sua inspiração aos livros de Joanna Cole e Bruce Degen, que publicaram várias histórias entre 1986 e 2006. A Carrinha Mágica só ganhou o seu próprio formato televisivo em 1994, tendo sido produzida pela Nelvada, a Scholastic Entertainment e a Elipse. No total foram produzidas quatro temporadas, entre 1994 e 1997, contabilizando 52 episódios, cada um com a duração de 30 minutos. A Carrinha Mágica conta as aventuras da professora Friz e dos seus alunos. Até aqui tudo normal, não fosse a professora uma apologista de métodos de ensino bem diferentes do habitual, levando os seus alunos em constantes visitas de estudo completamente alucinantes.


Leia também: Memórias da TV: «Uma Aventura»

Com a ajuda da Carrinha Mágica, Friz e a sua turma parte à descoberta dos mais variados temas, desde vulcões, até ao sistema solar, conhecendo ainda o interior do corpo humano. São muitas as peripécias que tornam estes desenhos animados únicos e inesquecíveis, não esquecendo nunca a parte didática que faz qualquer um querer aprender visualizando apenas um episódio da Carrinha Mágica..

Em Portugal, a Carrinha Mágica começou as suas emissões através da RTP2, nas manhãs do canal público. Já, mais tarde, as personagens ganharam novas vozes aquando da sua mudança para o Canal Panda. Entre DVD’s e jogos para computador, foram várias as plataformas que aproveitaram o sucesso da série, já que esta se apresentava quase como uma aula de 30 minutos, muito visual e explicativa que não se tornava secante para os seus alunos.

 

 

Artigos Relacionados