Ainda antes do estrondoso sucesso que foram os Morangos Com Açúcar na TVI, já uma série juvenil fazia furor na televisão portuguesa. Hoje nas Memórias da TV recordamos Uma Aventura.

Foi no decorrer do ano 2000 que a SIC decidiu apostar numa série juvenil portuguesa, diferente do que tinha sido feito até à data em televisão em Portugal. Querendo dar uma outra vida aos livros Uma Aventura de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, que na época faziam sucesso entre miúdos e graúdos, o canal decidiu transformar esses mesmos livros para que a sua história fosse contada através da caixinha mágica.

E foi isso mesmo que aconteceu. Ao longo de sete anos, entre 2000 e 2007, a SIC transmitia assim na sua grelha de programação a série Uma Aventura, onde um grupo de cinco amigos, composto pelas gémeas Teresa e Luísa, Pedro, Chico e João, além dos animais de estimação Caracol e Faial (dois cães), que se juntavam para desvendar os mais variados casos que iam surgindo no dia-a-dia, desde roubos a raptos, sempre abordando pelo meio temas bem próprios da juventude.


Leia também: Memórias da TV: «Olá Portugal»

Inicialmente o elenco principal era composto por Cristóvão Campos, Manuel Moreira, as gémeas Mafalda e Filipa Mendes e ainda Sandro Silva. Ao longo das cinco temporadas realizadas, o elenco ia sendo renovado, servindo também para trazer até ao estrelato o talento destes jovens atores, e que ainda hoje vingam no mundo da representação, como é o caso de Cristóvão Campos ou ainda de Manuel Moreira. Do elenco também fizeram parte dezenas de convidados especiais, bem conhecidos do público, como foi o caso de Catarina Furtado, José Figueiras, Rodrigo Saraiva, Fátima Lopes, Conceição Lino, Júlia Pinheiro, João Portugal, Ana Marques e Inês Castel-Branco, entre outros.

O sucesso de Uma Aventura ainda hoje perdura, que mesmo quase 20 anos depois da estreia, ainda é exibida de forma pontual nas manhãs da SIC e não só, com a música do genérico da série bem presente nas nossas memórias, e que ninguém consegue parar de cantarolar mal começa a ouvir os acordes iniciais. Em 2009, dois anos após a exibição da última temporada, a série deu lugar a um filme, Uma Aventura na Casa Assombrada, que fez igualmente sucesso nas salas de cinema nesse ano.

 

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados