Realizador: Clint Eastwood

Guião: Paul Haggis

Elenco principal: Hilary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman

Resumo: Frankie Dunn (Clint Eastwood) é um treinador de boxe muito conceituado no meio, mas muito machista e nunca tinha treinador uma mulher até conhecer Maggie Fitzgerald (Hilary Swank). O sonho dela é tornar-se campeã, mas com Frankie como seu treinador. Se de início a personagem de Clint Eastwood não aceita, acaba por mudar de opinião quando vê Maggie a treinar afincadamente todos os dias no seu ginásio.

Com os primeiros treinos e combates, Frankie percebe que tem ali uma vencedora, e após sucessivas vitórias começam os dois a acreditar no título mundial. Tudo muda quando num combate Maggie é atingida e fica tetraplégica. E é aí que a sua relação é posta à prova… Será que Frankie vai ser capaz de praticar eutanásia para pôr fim ao sofrimento da sua protegida?

Opinião: Deste filme podemos tirar vários aspectos positivos, a começar por um excelente guião escrito por Haggis. Uma história intensa, com altos e baixos devidamente nivelados, e que prende a atenção dos espectadores do início ao fim.

Outro ponto que não poderia deixar de referir é a discussão à volta do tema que na altura acabou por surgir. Legalmente, a eutanásia ainda é um crime, e opiniões de lado este filme contribuiu para voltar a trazer o tema para o debate.

Hilary Swank tem em Million Dollar Baby a sua melhor prestação até hoje, construiu a personalidade da personagem ao pormenor e faz-nos acreditar na sua coragem, no seu medo e até no momento em que decide desistir da sua vida. Recebeu o Óscar de melhor actriz e Morgan Freeman recebeu o de melhor actor secundário. Clint Eastwood foi um dos nomeados para o Óscar de melhor actor principal. No total o filme teve 7 nomeações, e recebeu 4 Óscares.

Devido à violência durante todo o filme não é fácil de assistir, mas também porque acaba por colocar muitas perguntas ao espectador sobre a sua vida, sobre o caminho que cada um escolhe para si.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados