Brasil InfoTv Rubricas

Especial Brasil Info TV: Sucessos e Fracassos do horário das 21h!

Info Brasil cópia

A última parte deste especial do Brasil Info TV focará as principais novelas da Rede Globo, as mundialmente conhecidas ‘novelas das 9’. Atualmente com Salve Jorge em exibição, a estação contou neste ano com três produções no horário, ainda que uma não seja aqui analisada pois é a actual novela de fim de tarde da SIC, Fina Estampa. Assim, prosseguimos com Avenida Brasil e a já citada Salve Jorge.

Avenida Brasil

Avenida Brasil – A consagração de João Emanuel Carneiro. Depois de A Favorita, o autor volta a apostar numa linha diferente do habitualmente visto no pequeno ecrã. Depois da ambiguidade das protagonistas Flora e Donatela, o autor apostou numa história de vingança, a lembrar a série norte-americana Revenge.

Sucesso absoluto desde que estreou, fez com que o telespectador ficasse mais exigente nas produções da Globo. É a responsável pelo consagração da atriz Adriana Esteves, que vestiu como ninguém o papel da vilã Carminha, uma mulher sem escrúpulos e que engana tudo e todos para atingir os seus fins. Fortemente elogiada, arrebatou a maioria dos prémios para os quais estava nomeada. Cogita-se que será a grande aposta da Globo para o Emmy Internacional de Melhor Telenovela do próximo ano.

Por cá continua o sucesso que alcançou no Brasil e superou as espectativas dos responsáveis da SIC e da Globo, que até então tinham visto fracos resultados audiométricos nas novelas brasileiras exibidas à noite. Fez ainda com que a SIC recuperasse a liderança no horário, reduzindo a mínimos os valores da sua concorrente na TVI, tornando-se numa das principais âncoras do canal.

Sendo uma trama ágil e com fortes acontecimentos, não deixou uma tarefa fácil a sua substituta. Criou bordões, personagens marcantes e habituou o público a uma qualidade que antes era só vista em cinema. É, a par de Cheias de Charme, a novela do ano.

salve jorge

Salve Jorge – A substituta de Avenida Brasil. Vista de lado por muitos, foi acolhida com desconfiança. Depois de uma trama ágil quebrou o ritmo a que o público estava habituado e por isso mesmo baixou a audiência do horário. Da autoria de Glória Perez, apostou na Turquia como cultura a explorar. Com o morro do Alemão como palco de grande parte dos acontecimentos, explora um dos temas mais polémicos da autora: o tráfico de pessoas e órgãos. É este tema, inclusive, que tem salvado a novela e que terá por isso maior destaque.

Com a rejeição da novela, grupos de discussão já foram accionados e as mudanças começaram a ser vistas em breve. Para além da Turquia sair praticamente de cena, a história do tráfico será a âncora da história. O casal protagonista também está em risco e um novo personagem já está em acção para os separar. Apesar de criticada por muitos meios de comunicação social, a novela tem sido defendida várias vezes pela autora. Para já a Globo ainda não sabe se encurtará a trama ou se continuará com o número de episódios iniciais.

O certo é que parte deste insucesso se deve à novela do SBT, Carrossel, que tem conquistado os brasileiros e que já fez com que a Record perdesse a vice-liderança. Por causa da trama infantil a Globo já tomou algumas medidas e por vezes atrasa a entrada da novela no ar. Ainda assim, é a produção mais vista em todo o Brasil.

Com a análise das duas produções podemos reter que o nível de exigência dos brasileiros aumentou, pelo que daqui em diante as produções tendem a ser mais ágeis e inovadoras mesmo para antigos autores. Com isto, não apenas o Brasil sairá a ganhar, como também o resto dos países que estão habituados a exibir as suas tramas. Portugal é um dos que mais tem a ganhar. Não só por causa da qualidade das produções, mas também por causa do nível de exigência que passa a ser imposto nas novelas nacionais. Quem ganha com isso somos nós.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados