Qultura

Qultura: Teatro do Noroeste aposta no «Dia Mundial do Teatro» em casa

No próximo dia 27 de março comemora-se o Dia Mundial do Teatro, mas devido à pandemia do Covid-19 são várias as instituições a apostar em programações alternativas.

Pelo segundo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assinala o Dia Mundial do Teatro da UNESCO. Promovida pelo Instituto Internacional do Teatro, a mensagem de 2020 é da autoria do encenador e dramaturgo paquistanês Shahid Nadeem e incide sobre o caráter espiritual do teatro, sublinhando a forma como esta arte pode aproximar os seres humanos.


Leia também: Qultura: Teatros disponibilizam peças online

Apesar do atual contexto global, a Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, de Viana do Castelo, vai difundir um extenso programa do Dia Mundial do Teatro através das redes sociais. Durante o dia, e integrado na iniciativa O Teatro do Noroeste Em Sua Casa que, desde 16 de março e até 9 de abril, está a transmitir o vídeo de uma peça de teatro por dia, o Teatro do Noroeste – CDV vai publicar vídeos com a leitura da Mensagem realizados por atores da companhia que se encontram em teletrabalho.

A programação para o dia 27 de março inclui ainda a transmissão de três criações: Salta Para o Saco (2006), com encenação de Elisabete Pinto; Perdição (2017) com encenação de Fernando Gomes e A Estalajadeira (2018), com encenação de Ricardo Simões. A iniciativa O Teatro do Noroeste Em Sua Casa tem tido grande repercussão social e, atendendo aos pedidos de muitos espetadores, o Teatro do Noroeste – CDV disponibilizou todos os espetáculos já transmitidos no canal do YouTube da companhia até, pelo menos, 9 de abril.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados