Welket Bungué é convidado do «Young South Film Festival»

Realizando-se entre os dias 15 e 28 de junho, Welket Bungué assina uma curadoria de curtas-metragens de realizadores afro-descendentes que serão emitidas no decorrer do Young South Film Festival.

Com a participação dos premiados realizadores Ana F. Cavalcanti, Julia Zakia, Katya Aragão, Vanessa Fernandes, Lolo Arziki, Daniel Santos e Yuri Costa, este novo projeto do Young South Film Festival pretende assumir  o dever, enquanto festival, de se definir como plataforma de suporte a vozes que podem acrescentar à nossa percepção intelectual e sociológica conteúdos de relevo. Durante a fase de pré-produção de um novo projeto, a organização do Young South Film Festival deparou-se com uma lacuna de realizadores afro-descendentes com trabalho promovido em Portugal.

“O foco que a cultura afro-descendente tem tido nas últimas semanas, tornou ainda mais importante a sua valorização e promoção.”, assume Diogo Simão, diretor do festival. Nesse sentido, a direcção desafiou Welket Bungué, artista transdisciplinar guineense-português, a criar “uma curadoria abrangente e desafiadora de seis curtas-metragens de realizadoras e realizadores afro-descendentes.”

“Cinema, cinema de relevância, cinema de representatividade, cinema composto de uma pluralidade subjetiva que se revê num objetivo comum, global, naquele que é o desejo de contar histórias ímpares baseadas numa subjetividade libertadora.”, afirma o actor e realizador de etnia balanta. “É fundamentalmente inspirado nessa ótica de expressão através do audiovisual – que é entoado qual antífona gloriosa – a partir da individualidade artística, que convidei Ana F. Cavalcanti, Julia Zakia, Katya Aragão, Vanessa Fernandes, Lolo Arziki, Daniel Santos e Yuri Costa, para que nos presenteassem com os seus filmes, impressivamente transversais às realidades do continente africano e do território brasileiro.”

Numa altura em que a maioria dos cinemas ainda não estão abertos, o Young South Film Festival disponibilizará seis curtas-metragens online na sua página de Instagram: @youngsouthfilm. Para além disso, haverá espaço para conversar com os realizadores sobre a sua obra, ideias e realidade, em Lives também na rede social supracitada. Os espectadores podem colocar questões para serem respondidas em tempo real pelos criadores.


  • Leia também:

TVCine Top estreia em exclusivo «It: Capítulo 2»

 

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *