Cinema

«In The Shadow Of The Towers: Stuyvesant Hight On 9/11» estreia na HBO Portugal

Realizado e produzido por Amy Schatz, o filme oferece uma perspetiva única de testemunhas oculares, os antigos alunos de Stuyvesant, sobre o trágico dia e sobre as suas consequências e estreia dia 12 de setembro.

Quando as Torres Gémeas foram atacadas, a 11 de setembro de 2001, os estudantes estavam a começar o dia em Stuyvesant, o prestigiado colégio público especializado de Nova Iorque, a dois quarteirões do World Trade Center, onde se deu o ataque. In The Shadow Of The Towers revisita os acontecimentos de 11 de setembro, através de conversas com oito antigos alunos de Stuyvesant que viveram o ataque enquanto adolescentes e cujas vidas nunca mais foram as mesmas.


Leia também: «Polígrafo SIC» contará com emissão diária durante as eleições

“As pessoas não falam sobre o facto de que havia lá crianças”, diz Himanshu Suri. Os ex-alunos recordam um dia normal e ensolarado, um dos primeiros dias do ano letivo, subitamente interrompido por um desastre. “Mudou tudo naquele dia”, conta Ilya Feldsherov, que na altura tinha 15 anos. O título do filme descreve o caos daquele dia – testemunhar a queda dos aviões, fugir da nuvem de poeira proveniente do desabamento das torres e as angustiantes viagens para casa, muitas a quilómetros de distância, nos bairros periféricos da cidade, incluindo Queens, Brooklyn e Bronx.

Outras Notícias