Documentário sobre Leonard Cohen marca abertura do «Porto/Post/Doc»

O festival Porto/Post/Doc regressa à baixa da cidade entre 23 de novembro e 01 de dezembro. O programa Transmission, dedicado à música e à cultura pop, inclui a exibição de Marianne & Leonard: Words Of Love, de Nick Broomfield, e um especial do realizador Mike Christie.

A estreia do badalado documentário de Nick Broomfield sobre a relação de Leonard Cohen e uma das suas musas, Marianne, marcará a abertura da edição de 2019 do festival, a decorrer no dia 23 de Novembro, às 21h30, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. A sessão integra o programa Transmission, secção do festival dedicada a exibir documentários em torno da música e da cultura popular.

Ao longo da semana, o festival irá exibir ainda Haut Les Filles, de François Armanet, um documentário sobre as figuras femininas da música rock francesa que conta com a participação de Charlotte Gainsbourg, Françoise Hardy ou Vanessa Paradis; Berlin Bouncer, de David Dietl, que propõe uma viagem pela cultura clubbing da cidade através das histórias de três seguranças de algumas das mais famosas discotecas da capital alemã; e Ryuichi Sakamoto: Coda, realizado por Stephen Nomura Schible, sobre o compositor japonês.


Leia também: Eurosport emite a «Laver Cup» para os fãs de toda a Europa

Em destaque no festival o foco ao realizador britânico Mike Christie com a exibição, em estreia nacional, de três dos seus mais recentes documentários: Hansa Studios: By The Wall 1976-90, sobre os anos dourados de um dos mais conhecidos estúdios de gravação da cidade de Berlim, e ainda New Order: Decades e Suede: The Insatiable Ones, sobre as bandas homónimas.

Em português, o Transmission inclui também a exibição do filme Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, documentário rodado nos subúrbios da capital e que procura dar a conhecer músicos e produtores de diferentes origens – de Angola a São Tomé, de Cabo Verde à Guiné Bissau –, bem como as suas batalhas identitárias. Realizados este ano, passam também pelo Porto Porto/Post/Doc Um Punk Chamado Ribas, de Paulo Miguel Antunes, e Punk’s Not Dread, de Tiago Afonso, ambos sobre duas das figuras mais carismáticas da cena punk portuguesa: João Ribas (Censurados, Tara Perdida) e Punkito.

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Administrador do Quinto Canal desde 2014, integrando o projeto desde 2013. Responsável pelas principais coberturas musicais e televisivas. Gestor de conteúdos e redes sociais do Quinto Canal. Integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007. Quinto Canal - Sempre Consigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *