«A Minha Casinha», premiado no Festival de Cinema de Austin, estreia nos cinemas
A Minha Casinha foi a primeira obra nacional a ser galardoada na categoria Prémio do Público no Festival de Cinema de Austin.
A longa-metragem tem estreia marcada nos cinemas nacionais no dia 14 de dezembro, com um elenco de luxo e um enredo humano e surpreendente. Para esta família do interior português, a saída do filho mais velho de casa, para estudar em Londres, é um grande ponto de viragem. Tudo muda quando um filho vai para a universidade, mais ainda quando a mudança implica outro país. As pessoas mudam, crescem, mães e pais tentam adaptar-se ao ninho vazio, mas todos sentem o peso do primeiro adeus.
E são estas dinâmicas familiares e os desafios de crescer e envelhecer os temas centrais desta comédia dramática, que retrata a realidade de muitas famílias portuguesas do século XXI, que veem os filhos a expandir horizontes, a sair para estudar na universidade, investindo nos seus próprios sonhos longe do lar.
Do realizador António Sequeira, A Minha Casinha conta com um elenco de luxo, com Beatriz Frazão, Elsa Valentim, Miguel Frazão e Salvador Gil, incluindo ainda a participação especial de Sara Barradas e Ricardo de Sá.
Mesmo antes de estrear, o filme já fez história, tornando-se o primeiro filme português a ser distinguido com o Prémio do Público no Festival de Cinema de Austin, e, nesse mesmo festival, apaixonou os críticos americanos pelo retrato tão humano que pinta, mas também pela forma natural como levou tradições, sons e paisagens portuguesas além-fronteiras.