Música

Quinto Canal: Revista do Ano 2014 – Música

Se há tema que mais controvérsia pode criar entre os nossos leitores sobre o que de melhor e pior se fez ao longo do ano, é sem dúvida a música. Sendo esta uma área bastante abrnagente, e que nunca consegue agradar a toda a gente devido às dezenas de estilos musicais que existem, é sempre complicado apresentar um lado que acreditamos ser o mais correto.

Mesmo assim, há factos que não passam indiferentes a ninguém, até aos mais minuciosos críticos. E são esses factos que vamos apresentar hoje na Revista do Ano, dedicada à música.


 

Beyoncé

Beyoncé. Indiscutivelmente este foi um dos nomes da música mais falado ao longo de 2014. Depois do lançamento surpresa do seu álbum homónimo em dezembro de 2013, o sucesso foi imediatamente alcançado durante os primeiros meses do ano, ao atingir o número 1 em vários países, e com as suas músicas, de onde se destacam Pretty Hurts e XO, a serem das mais ouvidas na rádio.

A The Mrs. Carter Show World Tour, que já decorria antes deste lançamento, e que continuou em 2014 pelos países europeus até finais de março foi outro dos motivos que ajudou Beyoncé a afirmar-se ao longo do ano como uma das grandes artistas da atualidade. A digressão terminou em Lisboa, com dois concertos esgotados em dois dias, e nos quais o Quinto Canal esteve presente (poderá recordar esses momentos clicando aqui).

Mas não foi tudo. Como se não bastasse o sucesso estrondoso que cada um faz a solo, Beyoncé e Jay-Z decidiram juntar-se numa mini digressão mundial em pleno verão, a On The Run Tourque esgotou em todos os países por onde passou, sendo uma mais digressões mais lucrativas do ano, apesar dos poucos concertos que fizeram parte de si. Para terminar o ano em grande, eis que a cantora voltou a meter mãos á obra, e lançou uma vez mais de surpresa uma edição especial do álbum Beyoncé e que, como seria de esperar, foi êxito garantido.

Por estes motivos e tantos outros é que Beyoncé, sem dúvidas, foi uma das artistas do ano. Não é verdade?

[youtube id=”3xUfCUFPL-8″ width=”620″ height=”360″]

Mesmo sem nenhum lançamento oficial da sua parte ao longo do ano, é impossível não fazer esta viagem no tempo sem recordar o mítico espetáculo de Bruno Mars este ano do intervalo do Super Bowl .Na 48ª edição do evento, o cantor foi a atração principal, levando ainda a palco a banda Red Hot Chili Peppers como seus convidados especiais. Do alinhamento fizeram parte alguns êxitos como Locked Out Of Heaven e Just The Way You Are, que contou com uma grande homenagem nos ecrãs do estádio.

Com esta atuação Bruno Mars somou um recorde à sua carreira, ao conseguir que o seu espetáculo fosse o mais visto de sempre de todas as edições, e igualmente o programa mais visto na televisão, com um total de 115,3 milhões de telespetadores. Para encerrar o ano nas bocas do mundo, foi convidado por Mark Ronson para juntos lançarem a música Uptown Funk, que se revelou igualmente um grande êxito.

Não podíamos também realizar esta Revista do Ano dedicada à música sem falar de Katy Perry. Mesmo estando o ano completo sem lançar material novo, a cantora continuou a ser uma das celebridades que mais furor causou. Apesar de apresentar alguns singles menos bem-sucedidos, a aposta certeira em Dark Horse (que não fazia parte dos planos de lançamento) valeu-lhe a música mais tocada de 2014 nas rádios americanas e consequentemente o seu vídeo foi o mais visto do ano no YouTube. A Prismatic World Tour, a sua digressão mundial, igualmente tem sido um sucesso estrondoso, com concertos esgotados em todo o lado. Como será em 2015?

[youtube id=”0KSOMA3QBU0″ width=”620″ height=”360″]

A encerrar este capítulo do universo pop, a rainha Madonna não podia ser esquecida. Ao longo do ano saíram centenas de notícias e rumores sobre o seu novo álbum, mas foi preciso chegar a dezembro para termos acesso a algumas novidades, e de forma grandiosa. Além dos vários ensaios fotográficos realizados para várias revistas, destacando-se a realizada em conjunto com Katy Perry, foi neste preciso mês que está quase a chegar ao fim que a artista, depois de ter sido vítima de vários vazamentos na Internet, apresentou oficialmente músicas novas do seu novo disco, Rebel Heart, que será lançado em março do próximo ano e que já se encontra em pré venda, atingido o número um em dezenas de países.

Capa do novo álbum de Madonna
Capa do novo álbum de Madonna

Contudo, fiquem os nossos leitores descansados pois não falamos apenas de música pop nesta Revista do Ano. Ao olhar para trás é impossível não abordar o lançamento “surpresa” do álbum dos U2, quando foi apresentado em simultâneo com o iPhone 6 e que tantas críticas gerou entre os fãs, o trabalho desenvolvido pelos Foo Fighters, com direito a um fantástico documentário e também um novo disco, o regresso às origens dos Linkin Park, ou ainda as notícias em torno dos Coldplay, dando conta que o impressionante álbum Ghost Stories foi o último lançado pela banda, estando à vista o seu fim. O que será que o novo ano reserva aos fãs do rock?

[youtube id=”VPRjCeoBqrI” width=”620″ height=”360″]

Se há algum estilo musical em que os fãs não se podem queixar, é na música eletrónica. O ano foi recheado de grandes lançamentos musicais e de grandes festas. Pode-se dizer que foi o ano de Alesso e Afrojack, mas foi também o ano de Steve Angello, Calvin Harris, Axwell e Ingrosso, Hardwell e de outros tantos DJ’s. 2014 foi também o ano de Kura e Diego Miranda, dois grandes artistas portugueses que estiveram muito bem representados no top mundial dos melhores DJ’s do mundo, e que deixaram Portugal cheio de orgulho. Parabéns aos dois.

No que toca a música, de certeza que toda a gente dançou pelo menos uma vez ao som de Ten Feet Tall, Summer, Heroes, Young Again, Payback, Under Control, Tsunami, alguns dos hits de dança que conquistaram o ano. Qual foi na sua opinião o melhor DJ? E a melhor música?

[youtube id=”zqttTOyi7Uo” width=”620″ height=”360″]

O ano foi igualmente marcado pela vitória de Conchita Wurst no Eurovision Song Contest e de toda a polémica que essa conquista gerou. Finalizando esta viagem, recordamos nesta Revista do Ano alguns dos artistas que visitaram terras lusas nos últimos doze meses e que tanta euforia criaram entre os seus fãs portugueses. Houve concertos para todos os gostos e géneros e sem dúvida que Portugal tem sido cada vez mais uma aposta dos artistas internacionais. Desde os concertos de Beyoncé, Miley Cyrus, Il Divo, Guano Apes e Lady Gaga, passando pelos vários festivais com atuações de Sam Smith, Jessie J, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Imagine Dragons, os míticos Rolling Stones, Linkin Park, James e Portishead, sem esquecer as estreias no nosso país do tão esperado Justin Timberlake, Lorde, Ellie Goulding e One Republic. Concertos fantásticos e que tão cedo ninguém esquecerá.

O Quinto Canal de forma a chegar cada vez mais perto dos seus leitores, deu também início a uma série de coberturas a eventos musicais para todos os gostos, e que valem a pena ser recordadas, como os concertos de Beyoncé em Lisboa, de Linda Martini no Porto, a nossa presença no Rock in Rio Lisboa e RFM Somnii, ou ainda o concerto dos The Gift em Viseu e de Anselmo Ralph na Live Beach e mais recentemente no MEO Arena, em Lisboa.

Para 2015 já estão confirmadas as presenças de Muse, Calvin Harris, Florence and The Machine, Steve Aoki, Maroon 5, Ivete Sangalo e muitos mais.

Se este ano foi bom a nível musical. Acreditamos que o próximo será ainda melhor. Feliz 2015 🙂

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados