«Factor X» em Análise – 9ª Gala (26/01/2014)

Factor X em análise

Olá a todos e sejam bem-vindos a mais um Factor X em Análise. Caminhamos a passos largos para a grande final do programa. De cinco concorrentes saíram dez fantásticas atuações, dedicadas aos Anos 80, e escolhidas pelos mentores adversários. Mas não só de música antiga foi feita a gala de hoje.

Mariza foi a convidada especial desta semana, encantando todos os presentes com o seu fado. No final, os cinco concorrentes ficaram reduzidos a apenas quatro.

Quem ficou e quem saiu? Descubra tudo, já a seguir.

[divider]

Adultos (Sónia Tavares)

BERG

Berg

Primeira Atuação:

Michael Jackson ft. Paul  McCartney – Say Say Say

Para a sua primeira atuação, o concorrente favorito à vitória trouxe uma música bem conhecida do Rei da Pop, escolhida pela sua mentora, e que fez furor nos Anos 80, deixando o público rendido com mais uma brilhante performance.

Comentário dos jurados:

Paulo Junqueiro: Parabéns, e mais uma vez mostraste aquilo que tu és.

Paulo Ventura: É um dado adquirido, tu cantas maravilhosamente bem, mas esperava uma atuação mais vigorosa e viva.

Segunda Atuação:

A Ha – Take On Me

Foi o concorrente responsável por abrir e encerrar a gala de hoje. A música foi escolhida pelos mentores Paulo Ventura e Paulo Junqueiro. Apesar de se mostrar receoso com a escolha, com medo de não estar à altura, deixando o júri dividido nas suas opiniões finais.

Comentário dos jurados:

Paulo Junqueiro: “Acho que a interpretaste de uma maneira bastante original, apesar de confessar que esperava que brilhasses mais.”

Paulo Ventura: “Fizeste uma adaptação da música à tua realidade, e pela primeira vez não gostei da tua interpretação. Senti que disseste as palavras e que não as cantaste.”

JOSÉ FREITAS

José Freitas

Primeira Atuação:

Foreigner – I Want To Know What Love Is

Depois de na semana passada ter surpreendido na sua primeira atuação com uma música bem ao estilo rock, desta vez o cantor, juntamente com a sua mentora, trouxeram a palco uma grande balada dos Anos 80, recebendo fortes elogios por parte dos restantes jurados.

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “Esta música não podia faltar nesta gala especial, e tinha mesmo de ser cantada por ti. Tu és um monstro.”

Paulo Junqueiro: “O percurso que fizeste desde o início até aqui, definindo muito bem o seu estilo, foste tu, provando-o com aquilo que fizeste. És o nosso cantor romântico por excelência.”

Segunda Atuação:

Robert Palmer – Addicted To Love

A música da segunda atuação do José foi escolhida pelo Paulo Junqueiro, trazendo um estilo mais rock ao palco do programa, não desiludindo os presentes.

Comentário dos jurados:

Paulo Junqueiro: “Notei que não estavas confortável, e existem poucas pessoas como tu capazes de pedir desculpas por uma atuação menos boa.”

Paulo Ventura: “Hoje, infelizmente, foste menos bom na tua segunda atuação. Já só há cinco e a margem para falhar é mínima.”

 

[divider]

Jovens (Paulo Junqueiro)

D8 (DIOGO VALENTE)

Diogo Valente

Primeira Atuação:

Public Enemy – Fight The Power

Com mais uma letra marcante, o rapper do Factor X, a par com os Aurora, é o único a cantar em português, sendo bastante valorizado pelas suas rimas.

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “É bom ver-te a fazer esse rap mais rápido, mais old school. O que fizeste foi fantástico.”

Sónia Tavares: “Aconselho as pessoas a irem conhecer a banda para verem como conseguiste encaixar aqui muito bem a tua letra.”

Segunda Atuação:

Vanilla Ice – Ice Ice Baby

Numa música escolhida pelos mentores Sónia Tavares e Paulo Ventura, o cantor revelou que não se sentia à vontade com esta escolha, o que não foi impedimento para mais uma brilhante performance do concorrente rapper do programa.

Comentário dos jurados:

Sónia Tavares: “Este barulho da tua claque é sinal de que és bom, e tu és bom. Parabéns!”

Paulo Ventura: “Isto és tu, é a tua praia, e fizeste uma boa definição do que são os Anos 80.”

 MARIANA

Mariana

Primeira Atuação: 

Eurythmics – Sweet Dreams

Escolhida pelo seu mentor, a única concorrente feminina do programa trouxa uma música bem conhecida, que teve direito a várias versões por vários artistas conhecidos, dando-lhe um toque moderno, que deixou os presentes maravilhados.

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “Eu acho que o que fizeste foi bem, e felizmente nesta ponta final fizeste a coisa crescer para aquilo que nós estávamos à espera.”

Sónia Tavares: “A canção toda ela está ao mesmo nível, e o que tu fizeste foi modernizar a canção, e fizeste tu muito bem.”

Segunda Atuação: 

Katrina and The Waves – Walking On Sunshine

A concorrente dos Açores teve pela frente uma música escolhida pelo mentor Paulo Ventura para a sua segunda atuação, sempre com ritmos bem dançantes.

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “O desafio está superado. Muito bem.”

Sónia Tavares: “A tua prestação foi muito gira, e não há muito mais a dizer. Foi fantástico”

 

[divider]

Grupos (Paulo Ventura)

OS AURORA

Aurora

Primeira Atuação:

Rui Veloso – Chico Fininho

Apesar de o tema ser sobre os Anos 80, o único grupo do programa continua a cantar em bom português, com uma excelente performance de um dos sucessos daquele tempo em Portugal.

Comentário dos jurados:

Sónia Tavares: “Tiveram muito bem, vocês merecem todo o apoio da vossa claque, pois continua a fazer tudo muito bem.”

Paulo Junqueiro: “Esta música foi uma explosão naquela altura, e de facto vocês fizeram uma interpretação muito boa.

Segunda Atuação:

Sétima Legião – Sete Mares

O grupo do Factor X acabou por ter uma boa música escolhida pelos mentores, sendo ela portuguesa. Os Aurora acabaram por dar um novo arranjo à música, acústico, acompanhado pelo som das guitarras que cada elemento do grupo tocava. 

Comentário dos jurados:

Sónia Tavares: “Felizmente, vocês deram a doçura e intensidade necessária que era preciso à música. Parabéns.”

Paulo Junqueiro: “Vocês quiseram impressionar, e conseguiram. De facto surpreenderam-me muitíssimo, estão diferentes, e têm o Factor X.”

[divider]

EXPULSÃO

O público votou, e decidiu. O D8 e o grupo Os Aurora foram os concorrentes menos votados pelo público, e por isso tiveram de cantar uma última vez para impressionar os mentores. Sónia Tavares foi a única jurada a ficar com a equipa toda a salvo, sendo por isso a chave principal para escolher o concorrente que segue em frente no programa.

Depois de muitos nervos à flor da pele, e de muita ponderação, a decisão foi tomada. Os Aurora ficam pelo caminho, e o D8 segue em frente para a última gala antes da Final. Assim sendo, a categoria «Grupos», liderada pelo mentor Paulo Ventura, fica sem qualquer elemento.

Aurora

[divider]

Até para a semana!

Texto e Análise: André Kanas
Imagens finalistas: SIC
Imagem rubrica: Rui Lopes

 

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

2 Comentários

  • Obrigado pela retificação!

    Continua a acompanhar o 5º Canal! 😉

  • Adoro este painel de talentos. Estão escolhidos os melhores dos melhores!!!!!!!!
    De facto temos vozes preciosas, espero que seja o inicio de grandes carreiras. Mariana, Berg,Freitas, D8, sei lá qualquer um deles merece!!!!! PARABÉNS PORTUGAL…….. Já agora aproveito para fazer um pedido: Gostava de saber o nome da banda que tocou em música de fundo no final da gala.
    Muito obrigada
    IV

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *