«Factor X» em Análise – 7ª Gala (12/01/2014)
Mais uma semana passou, e chegámos à 7ª Gala do Factor X. A competição começa a ser cada vez mais forte, não havendo espaço para erros.
Com a abertura do programa a acontecer ao som de On Top Of The World, dos Imagine Dragons, na voz de todos os concorrentes, este domingo o Factor X contou ainda com a presença dos Xutos e Pontapés, que comemoram este ano o seu 35º aniversário, e apresentaram o seu novo single em direto, Tu Também.
Os sete concorrentes ficaram reduzido a seis. É a hora do tudo ou nada, e os concorrentes dão tudo por tudo para convencer o público, e os mentores. Está a começar mais um Factor X em Análise.
[divider]
Adultos (Sónia Tavares)
BERG
Atuação:
Cyndi Lauper – True Colors
Depois de ter sido fortemente criticado no último programa com a sua escolha musical, o concorrente volta às baladas, recuando para a sua zona de conforto, encantando todos os presentes com uma música antiga, mas bem conhecida entre todos.
Comentário dos jurados:
Paulo Junqueiro: “Por muito que eu queira dizer mal, não posso. És um cantor extraordinário com mais uma atuação irrepreensível.”
Paulo Ventura: “Tu sabes que tens uma vantagem, e sabes muito bem aquilo que estás a fazer. Gostei imenso do que tu fizeste. Foste fantástico.”
JOSÉ FREITAS
Atuação:
Tom Jones – Is Not Usual
Deixando a música mais calma de lado, José esta semana apostou num estilo bem dançante, que pôs a dançar toda a plateia, o suficiente para arrancar grandes elogios do júri.
Comentário dos jurados:
Paulo Junqueiro: “Esta é exatamente a tua grande praia. Foste fantástico. Foi um espectáculo. Estiveste muitíssimo bem.”
Paulo Ventura: “Esta música é para um canastrão, e tu foste um grande canastrão. Impressionante.”
[divider]
Jovens (Paulo Junqueiro)
D8 (DIOGO VALENTE)
Atuação:
Diddy – Dirty Money
Depois de variar ligeiramente nas suas últimas atuações, o concorrente voltou somente às suas rimas próprias, deixando a dita “cantoria” de lado, arrasando em palco e arrancando elogios de todos os mentores.
Comentário dos jurados:
Paulo Ventura: “Vou-me pôr de pé para ti porque tu mereces estar aí. Está na altura de votarem em ti pelo que tu és.”
Sónia Tavares: “Vinha pronta para dizer que isto é mais do mesmo, mas não é. Fizeste essa letra fantástica. Não desiludes.”
DIOGO SANTOS
Atuação:
Bruno Mars – Treausure
Mais uma vez a variar o estilo musical, o concorrente cantou uma música bem conhecida pelo público, acabando por sair da sua zona de conforto, o suficiente para convencer os mentores.
Comentário dos jurados:
Sónia Tavares: “Gostei de te ver neste desafio, e achei que estavas confortável neste estilo.”
Paulo Ventura: “Estava brutalmente assustado como o que podias fazer. Cantaste o que tinhas a cantar. E foi uma prestação regular.”
MARIANA
Atuação:
Michael Jackson – Billie Jean
Sem dúvida que a verdadeira zona de conforto da Mariana é o pop, e por isto esta semana a concorrente trouxe a palco mais uma interpretação inédita, desta vez recordado o Rei da Pop, Michael Jackson. Contudo, o júri parece não ter ficado encantado com a sua prestação.
Comentário dos jurados:
Paulo Ventura: “Tu sabes que eu sou grande admirador do teu talento, e está a custar-me dizer isto porque não gostei nada da tua interpretação.”
Sónia Tavares: “Desta vez acho que não foi culpa tua. Não é preciso ser o Michael para cantar o Billie Jean, mas não te achei confortável nesta atuação.”
[divider]
Grupos (Paulo Ventura)
OS AURORA
Atuação:
Humanos – Quero É Viver
O grupo que resiste cantar em português em todas as suas atuações melhorou os aspetos apontados na semana passada, e valeu-lhes grandes elogios do júri, com uma canção bem conhecida pelo público, deixando rendido quem a ouviu.
Comentário dos jurados:
Sónia Tavares: “Obrigada por me terem ouvido, vocês souberam muito bem entreter o público. Gostei muito de vos ver cantar, dancei e bati palmas. Parabéns.”
Paulo Junqueiro: “Vocês de facto são um dos meus preferidos, e mais uma vez estiveram incríveis. Quero-vos ver cá na próxima semana.”
CUPCAKE
Atuação:
The Righteous Brothers – Unchained Melody
Numa atuação doce e calma, as Cupcake provaram que ainda têm muito a dar ao programa, e que por isso não merecem estar nos últimos lugares da tabela, tal como disse o seu mentor, Paulo Ventura.
Comentário dos jurados:
Sónia Tavares: “Estou habituada a ver-vos noutro registo. Não desgostei, mas prefiro ver-vos num registo mais dançante”.
Paulo Junqueiro: “Hoje concordo com a Sónia, porque passaram por um bocado mais sensível e a culpa não foi vossa. Parabéns e acredito que para a próxima vão brilhar mais.”
[divider]
EXPULSÃO
E esta semana o público deixou para trás o Diogo e as Cupcake. As suas atuações não convenceram e por isso tiveram de cantar uma última vez esta noite para impressionar o público. Com os jurados divididos, a decisão final acabou por ficar nas mãos da Sónia Tavares.
Atuações realizadas, decisões ponderadas, e escolha feita. Diogo foi o concorrente eliminado, abandonando assim o jogo.
[divider]
Até para a semana!
Texto e Análise: André Kanas
Imagens finalistas: SIC
Imagem rubrica: Rui Lopes