RTP Televisão

Pedro Fernandes: «O “5 para a Meia-Noite” é o meu projeto de vida»

Estreou-se a sério no mundo da televisão na Revolta dos Pastéis de Nata, programa da RTP2. Atualmente é conhecido por ser apresentador de 5 para a Meia-Noite, às quintas-feiras. Depois de uma crise no formato, a RTP decidiu voltar a apostar neste que se tornou um autêntico fenómeno, fazendo a mudança para as noites do primeiro canal.

Foi à Vidas que o apresentador falou sobre o projeto que lhe mudou totalmente a vida e que consome, hoje em dia, quase todas as horas do dia. «O 5 para a Meia-Noite é, neste momento, o meu projeto de vida. Fico sem tempo nenhum para me dedicar a outras coisas, mas gosto muito do que faço. Este é um formato que acaba por me consumir muito. Há dias em que apenas consigo dormir cerca de três horas.», disse. Nesta entrevista, deu ainda a conhecer todo o trabalho que está por trás de uma noite de programa: «Escrevo o meu próprio programa e para isso é necessário conseguir encontrar novas ideias todos os dias. Há dias em que tenho de acompanhar a edição de todos os sketches e escrever os guiões o que acaba por me roubar o tempo todo», deixando bem clara a ideia de que todo o tempo de direto é meticulosamente preparado pelos próprios apresentadores.

Quanto aos convidados, garantiu que por vezes torna-se complicada a escolha e admitiu a existência de certos critérios que, por vezes, são utilizados: «Há vários critérios e o primeiro deles é ter alguma curiosidade de conhecer melhor quem vou entrevistar mesmo que não seja particularmente fã do seu trabalho. Chega-se a um ponto em que é difícil não repetir os convidados», afirmou.  Para combater essa mesma dificuldade surgiu a ideia de convidar pessoas anónimas com histórias de vida que podem interessar: « Decidi convidar pessoas que têm histórias giras para contar. Há o caso de uma senhora que garante conseguir viver com pouco mais de mil euros por ano e acho que são histórias que merecem ser ouvidas.»

Para poder ver o trabalho do apresentador, basta acompanhar o programa 5 para a Meia-Noite, todas as quintas-feiras, na RTP1.

Artigos Relacionados