RTP Televisão

RTP emite o espetáculo «António & Variações»

Pelo meio de uma grelha composta por repetições, destaca-se esta semana na RTP a transmissão do espetáculo musical António & Variações.

Trinta e cinco anos depois da partida, no encerramento das Festas de Lisboa 2019, António Variações foi homenageado num espectáculo onde se celebrou a sua vida e a sua obra. Ao palco, instalado nos jardins da Torre de Belém, subiram Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena d´Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança e Selma Uamusse que cantaram António Variações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, contando ainda com o coro Gospel Collective, o acordeonista João Gentil e Filipe Melo, Filipe Raposo e Pedro Moreira na orquestração, sob a direção artística de Luís Varatojo.

Se a sua passagem pelo mundo não tivesse sido fugaz como uma estrela incandescente, este ano António Variações faria 75 anos. As suas canções são intemporais e têm influenciado várias gerações de artistas, que frequentemente a elas regressam na procura de inspiração e de referências para os seus trabalhos.Este concerto promoveu o encontro entre a simplicidade genial da música de Variações e a diversidade instrumental e riqueza tímbrica de uma orquestra sinfónica, sendo emitido pela RTP1 na madrugada de sexta-feira para sábado, 14 para 15 de agosto, pelas 00h15.


  • Leia também:

Estados Unidos vão ter a sua própria «Eurovisão»

 

Artigos Relacionados