Revista do Ano 2020: Os destaques de dezembro
Para fechar em grande a edição 2020 da nossa Revista do Ano, viajamos até dezembro, e recordamos os principais destaques que deram que falar no último mês do ano.
No derradeiro mês de 2020, a nossa REVISTA DO ANO analisa os principais acontecimentos que marcaram dezembro, no que toca ao panorama televisivo. Além dos especiais dedicados à época festiva, a RTP1 destacou-se pelo anúncio de um novo programa para 2021, que ficará a cargo de Jorge Gabriel, enquanto que confirmou também a contratação de Bárbara Lourenço, sendo a nova repórter digital do The Voice Kids, cuja estreia aconteceu já neste mês de janeiro.
Olhando pela SIC, o último mês de 2020 ficou marcado pela estreia da série Esperança, que decorreu em simultâneo no canal e na sua plataforma de streaming. Houve ainda tempo para colocar um ponto final em Olhó Baião, e consequentemente ser revelado o seu substituto. O canal apostou ainda numa nova série de comédia, além de ter entregue a Cláudia Borges um novo programa de entretenimento. Por fim, mas não menos importante, foi revelada a primeira promoção da novela Amor Amor, além de ter sido igualmente anunciado o novo reforço do formato Alô Portugal.
No que toca à TVI, as novidades também foram escassas, mas suficientes para fazer mexer com o mercado televisivo. Além dos especiais de Natal e Fim de Ano, de onde se destaca uma emissão especial de Dia da Cristina emitido em horário nobre, a TVI fez ainda ainda duas contratações na área da informação, através dos jornalistas Sara Pinto e Joaquim Franco, ambos conhecidos pelo seu trabalho na SIC. No entretenimento, foi revelada a nova novela do canal, Pedro Fernandes ganhou um novo projeto no canal, e ainda Iva Domingues foi confirmada como a nova apresentadora dos diários do Big Brother: Duplo Impacto.
Mas nem tudo foram boas notícias em dezembro. Portugal ficou em choque no início do mês, com a morte de Sara Carreira, filha de Tony Carreira, vítima de um trágico acidente de viação. Com uma carreira em ascensão, a cantora e empresária faleceu com apenas 21 anos de idade.
Olhando para 2021, sabemos que será, mais do que tudo, um ano renhido entre os canais privados. Depois de começarem o ano passado com uma diferença superior a cinco pontos percentuais entre elas, a distância da líder SIC entre a vice-líder TVI desceu para menos de 2 pontos. Os trunfos já estão lançados, e agora resta esperar pela decisão do público, sobre as suas preferências!