“Operação Influencer” e crise política ocuparam 60% do alinhamento nos principais noticiários televisivos

No dia 07 de novembro, o país foi surpreendido por um comunicado da Procuradoria-Geral da República a informar que o nome do primeiro-ministro António Costa tinha sido referido no âmbito de uma investigação.


Este comunicado levou à demissão de António Costa, líder de um governo de maioria absoluta e à consequente marcação de Eleições Legislativas para março de 2024.

No âmbito desta Operação Influencer foram feitas detenções e constituídos vários arguidos – entretanto libertados com medidas de coação ligeiras – sendo que se aguardam agora os resultados da investigação às suspeitas relacionadas com negócios e investimentos relacionados com a exploração de lítio, a produção de hidrogénio verde e o estabelecimento de um data center em Sines.

MediaMonitor analisou o impacto noticioso da Operação Influencer, que se espraiou naturalmente do universo judicial para o campo político e económico, centrando-se esta análise no tempo de emissão e número de notícias emitidas sobre o tema, entre os dias 07 e 12 de novembro, nos noticiários regulares dos canais RTP1, SIC e TVI.

Entre as principais conclusões, constata-se que foram emitidas no total 1114 notícias nos 3 canais, com duração total de 48 horas e 36 minutos, sendo que no âmbito deste tema e respetivas consequências políticas foram identificadas 561 notícias, com a duração total de 29 horas e 20 minutos, o que representa 50% das notícias emitidas no período e 60% do tempo noticioso nos canais considerados.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *