«Chiquinha Gonzaga» é o novo reforço do Globoplay

No dia 6 de abril, a minissérie Chiquinha Gonzaga junta-se a várias outras histórias que podem ser vistas em exclusivo na plataforma de streaming da Globo.


Uma artista musical revolucionária, republicana e abolicionista que desafiou a sociedade da época com a sua postura, a sua arte e os seus amores. A apaixonante história de Chiquinha Gonzaga é contada ao longo de 38 episódios que podem ser vistos em exclusivo pelos assinantes do Globoplay já a partir do dia 06 de abril. Os episódios vão ser exibidos no VIVA, um dos sete canais em direto disponível na plataforma de streaming da Globo, e ficam disponíveis em VOD no dia seguinte à sua exibição.

A trama é narrada a partir de um musical que é realizado em homenagem a Chiquinha Gonzaga, interpretada por Gabriela Duarte, na primeira fase, e Regina Duarte, na segunda. Aos 87 anos, a protagonista assiste à sua trajetória e, durante a encenação, faz interrupções e comentários sobre o que realmente lhe aconteceu. Já idosa, relembra a sua vida, retratada em duas fases: antes e depois dos 30 anos.

Nascida em 1847, no Rio de Janeiro, a jovem Chiquinha é criada com conforto, sob a tutela dos melhores professores, e mostra, desde cedo, uma grande aptidão musical. O seu pai, major José Basileu, prepara-a para ser uma dama da corte imperial. Mas, após ouvir as músicas tocadas num terreiro de negros, e influenciada por amigos como o compositor Joaquim Callado, Chiquinha começa a compor e a misturar ritmos como polca e lundu.

Por imposição do pai, casa-se com Jacinto, com quem tem três filhos. Mas o marido proíbe-a de tocar, e, rompendo com os padrões sociais da época, decide separar-se. A partir de então, a artista luta pela liberdade de tocar em público e passa a viver com o seu grande amor da juventude, o engenheiro e músico João Batista de Carvalho Jr. Mas a vida e a carreira musical de Chiquinha Gonzaga contemplam vários outros acontecimentos que vão sendo narrados no musical a que ela assiste no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *