Termómetro Televisivo #9: Um Natal tão… normal
Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.
Depois de tanta alegria e diversão, chegou ao fim mais uma época natalícia. As maratonas de programas especiais chegaram ao fim, e por isso chegou a hora de fazer contas à vida, e ver quem se safou melhor… e pior!
Chegou a hora de o Natal recordar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.
[divider]
Foi sem dúvida a surpresa desta véspera de Natal. Quando toda a gente esperava que a liderança fosse disputada no horário nobre, como é habitual, eis que o filme de animação Entrelaçados, transmitido na SIC em plena tarde, libertou todo o seu calor e arrecadou a medalha de ouro, assim como também teve o minuto mais visto do dia no canal.
Com uma média de 10,4% de rating e 33,2% de share, o filme da Disney, que estreou há precisamente um ano neste mesmo canal, liderou ao longo de toda a sua emissão, provando que que as películas de animação também podem ser boas sugestões de Natal. No final do dia, a SIC foi o canal mais visto a 24 de dezembro, com 26% de audiência média, deixando bem para trás a rival principal, TVI.
[divider]
São um clássico de Natal, mas cada vez têm perdido espaço nas programações dos vários canais. Os típicos espectáculos de circo são uma excelente alternativa aos filmes e afins, mas mesmo assim as audiências não têm sido favoráveis.
Prova disso é o Circo de Natal Victor Hugo Cardinali, que foi transmitido na noite de 25 de dezembro, na RTP1. Conquistou 7,8% de rating e 16,6% de share. Foi um excelente resultado para o horário nobre da estação pública, mas muito aquém dos resultados obtidos pelas privadas. Uma alternativa que parece continuar a não ser suficiente. Talvez falte… mais promoção?
[divider]
Foi o canal líder em pleno dia de Natal, taco-a-taco com a SIC, mas não foi suficiente para se livrar do lugar frio do Quinto Canal.
Não elegemos um programa, mas sim um canal. Sem dúvida que a TVI este ano desiludiu, e bastante em toda a época natalícia. Um dia especial merecia uma programação especial, o que não aconteceu no canal de Queluz. Apesar dos bons filmes escolhidos para a tarde do dia 25 de dezembro, tanto na noite de 24 como na noite de 25, o típico Secret Story 4 e a novela Belmonte podiam ter ficado de lado.
Fizeram bons resultados, é verdade! Mas para vermos estes programas, temos os restantes dias do ano. Onde anda a imaginação da TVI? Será uma estratégia para manter? Esperemos que não.