Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

As previsões não desiludiram, e o sol brilhou bem alto para os lados da TVI. Quem será que esta semana se conseguiu aquecer sem problemas? E quem será que levou com um balde de água fria por parte dos telespectadores?

Chegou a hora de relaxar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Se uns se queixam do frio, outros não se podem queixar do calor, como é o caso da TVI.

O tempo foi ótimo ao longo da semana para o canal, com um horário nobre bem quente, e a chegar às temperaturas máximas na terça feira. Tal como previu o Termómetro Televisivo, a Liga dos Campeões, que pôs frente a frente a equipa do Benfica e do Olympiakos, foi o programa mais visto da semana.

Ao longo da sua transmissão, o canal conseguiu atingir o pico de 30,2% de rating e mais de 50% de share, correspondendo a praticamente 3 milhões de pessoas. A média geral do jogo ficou-se pelos 23,4% de rating e 45,5% de share, o que equivaleu a quase 2 milhões e 272 mil telespectadores.

liga dos campeoes

No final do dia, a TVI liderou sem qualquer problema, com 10 pontos de distância da sua rival, SIC. Ironicamente, quem ficou também a ganhar foi mesmo o canal de Carnaxide que, com a derrota do Benfica neste jogo, vê o clube mais perto da Liga Europa.

Calma, não me interpretem mal. Mas a verdade é que com o Benfica no “2º campeonato europeu”, a SIC transmitirá os jogos do glorioso, o que pode significar uma vitória nas audiências ao final do dia. Resta esperar para ver.

[divider]

Morno

Esta semana os números e as temperaturas não estiveram firmes para os lados de Bem-Vindos a Beirais.

O leitor pode achar a escolha um pouco injusta, mas eu acredito que faz todo o sentido. Na sexta feira passada, 01 de novembro, a série portuguesa que veio dar um novo fôlego à RTP1 viu a sua primeira temporada chegar ao fim.

E, sendo uma história que conseguiu bater recorde atrás de recorde, mesmo após ter sido alargada e posteriormente confirmada uma segunda temporada, mantendo-se regularmente acima dos 6% de rating, despediu-se dos telespectadores com uns meros 4,2% de rating e 8,8% de share.

Bem-vindos a Beirais

Apesar de Bem-Vindos a Beirais ter continuado, com a estreia da segunda temporada logo na segunda feira, um final não deixa de ser um final. Foi um ciclo que se fechou, e por isso mesmo era um episódio que merecia ter feito melhores valores, para fazer jus aos bons resultados atingidos ao longo da série.

Para finalizar, penso que a RTP1 podia ter feito um excelente trabalho de promoção com a nova temporada. 

[divider]

Frio

Definitivamente o frio congelou os pensamentos dos responsáveis pela programação da SIC.

Ao longo da semana passada, fomos informados do regresso da série infantil Uma Aventura às manhãs do canal, sem mais nem menos, sem nenhuma época especial, em pleno mês de aulas. Sinceramente acredito que deve haver alguma explicação lógica para tal decisão ter acontecido, mas não a consigo encontrar, muito menos perceber.

Quando li o título da notícia, pensei que a série fosse substituir A Vida nas Cartas, o que poderia até ser uma aposta segura, mas quando leio o conteúdo acabo por perceber que não. Simplesmente os programas da manhã foram todos empacotados e encolhidos de forma a caber ali, num furo, um episódio diário da série.

Uma Aventura

E como já referi anteriormente, continuo a não perceber a lógica, especialmente após analisar os resultados obtidos ao longo da semana. No dia de estreia, Uma Aventura obteve 0,9% de rating e 9,9% de share, o valor mais alto durante todos os dias de exibição até ao momento.

Apesar de não ser uma quota muito expressiva nas contas finais do dia, a série não conseguiu manter os valores normais do horário, afundando ainda mais a SIC. Depois de um ciclo vitorioso se ter fechado em setembro, para quando o regresso de decisões inteligentes nesta estação?

[divider]

Previsão semanal

Em semana de São Martinho, será que vamos ter direito a um verãozinho? Mesmo que a resposta seja sim, esse verão não deve chegar às televisões generalistas.

Num fim de semana marcado pelo calor de futebol, em dia de derby entre Sporting e Benfica, quente só mesmo a SportTV e os canais informativos do cabo que dedicam horas sem fim ao assunto.

Prevê-se apenas pequenos raios de sol com as reportagens e programas especiais de informação que os canais em sinal aberto oferecem aos seus telespectadores ao longo da semana, com uma pequena abertura do tempo no horário nobre da TVI na terça feira, com as nomeações da Casa dos Segredos.

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados