Termómetro Televisivo #13: O público não gosta de séries
Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.
Esta semana deixamos as novelas de lado, vamos dar descanso ao programas pimba, e vamos focar as nossas atenções nas séries internacionais. Parece que o público não gosta delas, e as temperaturas mostram isso mesmo. Horário falhado? Gosto ultrapassado? A verdade é que, apesar de tudo, continuam a ser a melhor alternativa à programação viciada que a TV apresenta.
Chegou a hora de as séries analisar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.
[divider]
Apesar de perder no horário para a concorrência, é atualmente a série mais vista em Portugal. Investigação Criminal: Los Angeles conta com a portuguesa Daniela Ruah no seu elenco, e a SIC encontra-se neste momento a transmitir a quinta temporada, em exclusivo, e pela primeira vez.
Transmitida aos sábados, entre as 18H30 e as 20H, esta semana registou 8,5% de rating e 18,4% de share. A série, que já teve vários horários de exibição, sem dúvida que encontrou a sua melhor faixa horária. O objetivo? Claro que era liderar, mas não liderando, NCIS: LA consegue ser a única série sobrevivente na televisão portuguesa com bons resultados. Claro que ao ser exibida no acesso ao horário nobre, estes resultados eram esperados, mas mesmo assim as temperaturas podiam ser mais generosas, pois é quase o único programa interessante que a televisão oferece nas tarde de sábado nos canais generalistas.
[divider]
A TVI é sem dúvida, atualmente, o canal que menos séries tem em exibição. E apesar de serem poucas, estas conseguem na mesma serem maltratadas devido ao horário tardio em que são exibidas. Contudo, há uma sobrevivente, que é exibida aos sábados à tarde: Havai: Força Especial.
Ao registar 7,7% de rating e 23,5% de share no primeiro episódio emitido, a série também não liderou no horário, mas é um bom impulso para a restante tarde da estação, que se afunda com os filmes repetidos, que ficam bem longe da liderança. As temperaturas aquecem, mas não o suficiente para fazer a série sorrir.
[divider]
Para finalizar o Termómetro Televisivo desta semana, fica uma pergunta: sabiam que a famosa série A Teoria do Big Bang dá em sinal aberto? Pois é… Parece que muita gente não deve saber, mas é verdade! A divertida série é transmitida igualmente aos sábados, às 19H30, mas parece não convencer.
Esta semana o episódio transmitido registou uns míseros 0,4% de rating e 0,9% de share. Conseguem estar mais pessoas num estádio de futebol cheio a ver o jogo do que telespetadores em casa, ao longo de todo o Portugal. A verdade é que a estação pública é sem dúvida a que mais aposta em séries inovadores e vencedoras de prémios, e a que mais sai prejudicada. E tal como o Termómetro Televisivo já mencionou em rubricas anteriores, será que vale mesmo a pena apostar nesta programação se os telespetadores não lhes dão o devido valor?
[divider]
O futebol de volta esta semana. Com jornadas da Liga dos Campeões e Liga Europa nos canais privadas, vai ser interessante ver para que lado o sol vai sorrir mais, e onde as temperaturas se irão fazer sentir.
Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!