Foi Notícia Rubricas

Foi Notícia: O que preferiram os portugueses na televisão por cabo?

O tempo mudou a forma como os telespetadores veem televisão. O tempo e a própria necessidade de cada um de nós em acompanhar outros conteúdos, programas, histórias.

O Cabo veio, desde há cerca de dez anos atrás, ajudar a colmatar esse desejo e, por esse motivo, poucos lhe são indiferentes. Se em 2012 o Rock In Rio ou a estreia da terceira temporada de The Walking Dead deram que falar no que respeita a marcos de audiência em dois conhecidos canais temáticos, em 2011 que formatos prenderam a atenção dos portugueses?

Entre a oferta da SIC Mulher, SIC Notícias e SIC Radical, também os canais de séries surpreenderam. Quem não se recorda de O Peso Certo ou melhor, The Biggest Loser? O formato norte-americano ficou conhecido por muitos telespetadores ainda antes de ter estreado no canal generalista. A 15 de março de 2011 o concurso que tem por mote perder peso através da prática de exercício físico e de uma alimentação regrada foi visto por mais 189 mil telespetadores.

Nos canais de Informação, destaque para o Negócios da Semana, conduzido por José Gomes Ferreira na SIC Notícias (acompanhado por cerca de 235 mil portugueses no dia 23 de março) e para Olhos nos Olhos (mais de 168 mil pessoas não perderam a análise semanal de Medina Carreira à atualidade do país a 17 de outubro).

Castle, o filme Crocodilo Dundee II, Pesadelos de Ramsay ou Ruptura Total, transmitidos respetivamente pelo AXN, Hollywood, SIC Radical e Mov, fizeram parte do top dos 10 programas mais vistos destes canais em 2011. No ano passado, e com a mudança no sistema de medição de audiências (a Gfk sucedeu à Marktest), ocorreram alterações no que toca aos temáticos mais vistos pelos portugueses. Assim sendo, a SIC Notícias perdeu a liderança para o canal Hollywood, Disney Channel e até para o Panda.

Confira o top dos 15 programas mais vistos entre 10 e 16 de dezembro de 2012:

audiencias televisão caboFonte: LigateàMedia/CAEM (GfK)

Nesta tabela podemos concluir que, em 365 dias, os mais novos passaram a decidir aquilo que os pais podem ver na televisão. Entre as mais diversas séries para as crianças e igualmente os filmes do canal Hollywood, apenas a SIC Notícias conseguiu colocar no top a emissão do programa O Dia Seguinte, transmitido a 10 de dezembro do ano passado. Quem diria? Com a falta de conteúdos para os jovens, o Cabo acaba por ser uma alternativa cada vez mais apetecível para qualquer um deles. De tal forma que o Disney Channel se tornou num tremendo sucesso entre miúdos e graúdos, conseguindo vencer inclusivamente o canal Panda (algo que no passado não se imaginava).

Disney Channel logo

Será que daqui a um ano estas preferências se irão manter? Mesmo sabendo que os temáticos ligados à Informação continuam a ter uma missão muito importante com a exploração das Breaking News, conseguirão os desenhos animados ser mais fortes do que as séries que tantos de nós seguimos (mais no computador do que propriamente na televisão)?

Um fenómeno curioso este que se verifica atualmente e que, através do artigo da edição número 206 da Notícias TV, se torna possível analisar.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados