Foi Notícia Rubricas

Foi Notícia: Concorrente de «Peso Pesado 2» expulso por consumir substâncias dopantes

Já vimos e ouvimos muita coisa na televisão portuguesa. Provavelmente, aquilo que muitos de nós nos lembraremos à partida será o pontapé de Marco a Sónia, na primeira temporada de Big Brother. Na altura, a jovem ofendeu a mãe do concorrente e os ânimos exaltaram-se.

Palavrões foram proferidos e, sem duvida alguma que, a partir desse momento, se percebeu que a «caixinha» deixava de ser mágica. Foi esse, aliás, o pontapé de partida para que as estações passassem a valorizar situações como aquela para alcançar audiências explosivas.

Lembra-se igualmente da discussão de Manuela Moura Guedes com Marinho Pinto? A jornalista colocou em causa a posição do Bastonário da Ordem dos Advogados e a desordem instalou-se. Talvez por isso o percurso do Jornal Nacional de 6ª tornou-se bastante atribulado, tendo sido apelidado por José Sócrates como um noticiário «travestido».

Recordo igualmente a discussão de José Castelo Branco e Miguel Melo no Circo das Celebridades. O conde não gostou da forma como o ator falou da sua mulher, Betty Grafstein. Tal como podemos ver no seguinte vídeo, a pergunta «Que idade é que ela tem?» ofendeu o conde de tal forma que quase o levou a partir para a violência. «Se eu não estivesse num reality show tinha-lhe dado um estalo que o partia todo», ameaçou o cantor de Pata a Pata.

De facto, o direto e o imprevisto passaram a fazer parte do quotidiano de quem vê televisão. Para além de palavrões ditos de forma gratuita que fazem, inclusivamente, parte de guiões de telenovelas transmitidas antes da hora de jantar, os telespetadores já tiveram a oportunidade de assistir a inúmeras discussões em talk shows e até a maus ambientes criados a partir de falhas de playback.

Neste Foi Notícia, recordamos um outro momento que se vem juntar a tantos outros! Ivo, concorrente da segunda temporada de Peso Pesado, não respeitou as regras do programa da SIC e acabou por ser expulso. De acordo com o que Bárbara Guimarães explicou num especial de última hora, o jovem seguiu o caminho errado: o doping. Graças a substâncias que favoreciam a perda de peso, a produção do formato da estação de Carnaxide não teve outra solução se não expulsar o natural de Gaia.

«Estou arrependido», confessou na altura. Foi em direto que Ivo admitiu o seu erro, algo de que não estava à espera. «Ninguém me avisou de que iria falar desse assunto. Não me senti humilhado na entrevista, senti-me preso na ratoeira», disse à edição número 207 da Notícias TV.

Mais uma vez, e sem que nada o fizesse prever, assistimos a um episódio no qual ficou visível a necessidade de uma estação de televisão em tornar público um assunto polémico. Logo depois deste sucedido, foram várias as publicações que se aproveitaram do tema e especularam sobre a vida do concorrente. Não tendo sido as audiências de Peso Pesado 2 as melhores, um assunto deste género chamaria a atenção de milhares de telespetadores.

Será este o objetivo atual dos ecrãs nacionais e internacionais: a polémica? A procura de audiências torna-se fácil com episódios de violência, ameaças e competição. A agressão de Vítor a Ana Isabel na primeira série da Casa dos Segredos ou a cabeçada de Wilson a Hélio na segunda, valeram à TVI números bastante elevados.

Afinal, não será essa a vantagem de um reality show?

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados