Já está em linha mais um Foi Notícia e, por isso, fique a saber que, há um ano atrás, um dos destaques televisivos centrava-se na transferência de José Fragoso da estação pública para a TVI, que tanto deu que falar numa altura em que a RTP preparava já um programa de fortes cortes orçamentais. Falava-se ainda do regresso de Rita Ferro Rodrigues aos ecrãs da SIC depois de ter sido mãe. Na altura já se comentava este formato que, meses mais tarde, se veio mostrar forte e seguro – Até à Verdade. Por outro lado, também em junho de 2011 chegava ao fim Perfil, o programa da TVI que entrevistava as caras bem conhecidas da estação.

Mas há mais neste Foi Notícia!

Relembre connosco, a partir deste momento, as notícias que marcavam a atualidade há um ano atrás!

[divide style=”3″]

Depois do sucesso de Alta Definição, a TVI tentou criar um produto que conseguisse concorrer com o programa conduzido por Daniel Oliveira. Surgiu Perfil, bastante diferente do conhecido Deluxe, e com várias rubricas que, apesar de originais, não conseguiram captar a atenção de muitos telespetadores. Por esse motivo, e passadas 9 emissões, Filipe Terruta anunciou no seu Facebook que o percurso deste formato na grelha de programação da estação de Queluz de Baixo havia terminado. Uma decisão precipitada? Talvez. Mas mais do que isso, uma opção que não deu grande oportunidade para um programa crescer num horário onde a concorrência sempre se demonstrou forte. As perguntas de Daniel Oliveira aos mais diversos convidados do Alta Definição já preenchem as tardes de milhares de telespetadores há vários anos, logo a preponderância teria sido fulcral neste projeto da TVI.

Tendo por base o exemplo de Você na TV!, a liderança consolidada só ocorreu cinco anos depois da sua estreia. Qual a ideia que pairaria na cabeça da direção de programas do canal da Media Capital há cerca de um ano atrás, para «cancelar» um projeto que ainda estava a nascer?

Estranho.

[divide style=”3″]

Também na TVI, José Fragoso despediu-se da estação pública para abraçar um novo projeto. Com a polémica dos ordenados do canal estatal na ordem do dia, o atual diretor de programas da emissora privada não perdeu a oportunidade de dar um importante passo na sua carreira. Assim, e no dia 17 de junho de 2011, era enviada parte do seguinte comunicado de imprensa para as principais redações nacionais:

A administração da TVI vem, por este meio confirmar o convite ao Dr. José Fragoso para exercer funções de coordenação nas áreas de informação e programas desta estação, convite este que foi aceite, estando revisto que o início de funções ocorra a 1 de Julho.

Depois da saída de José Alberto Carvalho e Judite Sousa da RTP1 para a TVI, José Fragoso veio assim reforçar o leque de profissionais da estação de Queluz de Baixo. Dava-se assim início a um novo ciclo no canal, deixando para trás a era José Eduardo Moniz, ainda recordada por muitos na altura.

As mudanças começam agora a ser visíveis, nomeadamente com a aposta em novos programas ao fim-de-semana. Não Há Bela sem João e Somos Portugal prometem reforçar a audiência da TVI durante os meses quentes!

[divide style=”3″]

Por fim, e apesar de este acontecimento não ter ocorrido na data de análise deste Foi Notícia, é importante salientar que há um ano atrás a morte de Angélico Vieira deixou milhares de fãs desolados.

Um jovem ator, cantor e bailarino, com uma carreira consolidada dentro e fora de Portugal, sofreu um acidente de viação que lhe custou a vida. Na altura, muitos foram os que apanharam um choque ao saber desta notícia. Depois da morte de Francisco Adam ter surpreendido os portugueses, o adeus de Angélico Vieira veio reforçar este sentimento de tristeza na TVI.

Ainda hoje, Sandro, o seu verdadeiro nome, é recordado nos mais diversos canais, e das mais variadas formas.

Um ser que, mesmo não tendo agradado a gregos e a troianos, marcou diferentes gerações!

Até para a semana!

Artigos Relacionados