Em Foco: SIC, e depois de «Gabriela»?

Em Foco

Encerra-se esta noite mais um capítulo na ficção da estação de Carnaxide. Depois do remake de Gabriela ter prendido a atenção de milhares de telespetadores, a SIC transmite neste domingo o último episódio desta produção. Quem diria que, após o agoiro sobre as novelas brasileiras e sobre a falta de confiança nas mesmas para captarem audiências em Portugal, elas conseguiriam derrubar as histórias de língua portuguesa emitidas pela TVI?

Gabriela foi anunciada com pompa e circunstância e, como tal, os telespetadores não quiseram faltar à chamada! No dia 10 de setembro de 2012 a trama brasileira alcançou a liderança, conquistando 17,4% de audiência média (mais de 1,650 milhões telespectadores) e 36,4% de share. Paralelamente, Avenida Brasil foi seguindo os passos deste remake no horário nobre do terceiro canal. Com promoções que despertaram automaticamente a curiosidade juntos dos portugueses, esta novela da Globo foi construindo o seu percurso, não dando muitas hipóteses à concorrência de Queluz de Baixo.

Juliana Paes dá vida a Gabriela, papel que já foi de Sónia Braga
Juliana Paes dá vida a Gabriela, papel que já foi de Sónia Braga

O trio que foi constituído por Dancin’ Days, Gabriela e Avenida Brasil tem sido, de facto, a arma mais valiosa da estação de Carnaxide. Mesmo não atingindo estas produções uma liderança diária, uma coisa é certa: quantas vezes não subiram as três até ao top dos 5 programas mais vistos do dia?

Não tenho nenhuma opinião formada sobre estas histórias, até porque não consigo acompanhar uma novela até ao fim. Mesmo assim, dou o braço a torcer pela forma como a SIC conseguiu chegar a este patamar, que levou a que a TVI se sentisse ameaçada numa área em que sempre esteve tão confortável. Se, há cerca de 5 anos atrás os telespetadores não perderiam uma estreia do canal da Media Capital, hoje essa noção pode muito ter ter recuado uma posição no nosso comando da televisão.

Para mim, este será sempre um sinal positivo. Os telespetadores querem mais e, mesmo que o que nos ofereçam no menu das generalistas seja apenas ficção, que esta tenha histórias diferentes, atores diferentes, pontos de vista diferentes, nomes diferentes. Se, de facto, a novela que substituir Dancin’ Days contratar profissionais que estão afastados dos ecrãs nacionais há vários anos, então esse já será um bom presságio para que valha a pena seguir essa história.

[divide style=”2″]

O Em Foco de hoje faz, à parte deste tema, uma questão muito simples: conseguirá a SIC manter a sua liderança no horário pós Jornal da Noite com o final de Gabriela? Dancin’ Days irá continuar a ocupar o top dos 5 programas mais vistos do dia e Avenida Brasil de certeza que ganhará novos telespetadores. Apesar disso, e com a estreia de Destinos Cruzados, ficarão as audiências mais renhidas entre a ficção da SIC e da TVI? Que resultados serão registados? A apresentação da nova novela de António Barreira alcançou, à partida, uma boa audiência média (mais de um milhão e setecentos mil espetadores a seguiram). Será suficiente para que estes não percam o primeiro capítulo da trama?

Sem Juliana Paes, que caminho vão seguir os portugueses para matar saudades da atriz?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *