Audiência Média Audiências Rubricas

Audiência Média (40): Renovada RTP sem força para vencer

Audiencia media cópia

Seja bem-vindo à quadragésima edição da sua Audiência Média. Esta semana ficou marcada pela estreia da nova grelha do primeiro canal com novos programas, nova imagem e apresentadores que se deslocaram da sua área de conforto. Tudo isto teve inicio no passado dia 14, mas não foi motivo suficiente para prender o telespetador que continua rendido às privadas. Em destaque hoje estão ainda os resultados estrondosos alcançados pelos últimos episódios de Gabriela. Ontem foram quase dois milhões de telespetadores a assistir ao penúltimo capítulo. O seu último episódio já está no ar.

[divide style=”2″]

praça da alegria rtp1
João Baião e Tânia Ribas de Oliveira os novos apresentadores da «Praça da Alegria»

O ano de 2013 trouxe consigo grandes alterações no primeiro canal. A estação que está ainda sob alçada do Estado foi alvo de grandes mexidas e as mudanças estão já à vista de todos. Segunda-feira, dia 14 de janeiro, foi para o ar a renovada Praça da Alegria com apresentação de João Baião e Tânia Ribas de Oliveira que se deslocou aos estúdios unicamente para o primeiro direto, visto estar ainda a gozar a licença de maternidade. As audiências foram o grande inimigo da transmissão já que foi visível uma redução de telespetadores durante as primeiras três horas da nova Praça. Um possível sinal de contestação do grande público pela sua deslocação do Porto para Lisboa. Em números, a Praça da Alegria ficou-se pelos 1,8% de rating e 14,4% de share, contra dos 2,6% de rating e 19,8% de share de Querida Júlia e os 4,4% de rating e 34,6% de share de Você na TV!. Durante a primeira semana o formato ficou sempre atrás da concorrência com a SIC e a TVI a levar a melhor perante uma nova imagem e uma nova abordagem ao público. O resultado mais elevado foi conseguido na sexta-feira com 2,4% de audiência média e 17,2% de quota média de mercado.

josé carlos malato marta leite castro
«Portugal no Coração» tem como anfitriões José Carlos Malato e Marta Leite Castro

José Carlos Malato e Marta Leite Castro regressaram também à antena na segunda-feira com a responsabilidade de conduzir o Portugal no Coração que mereceu uma nova «casa». Os resultados mostraram-se um pouco mais competitivos com a concorrência direta de Boa Tarde e A Tarde é Sua, apesar de a liderança continuar fixa e bem firme na TVI. José Carlos Malato parece ter sido assim bem recebido pelo público que o acarinhou com os números agora conhecidos. No primeiro dia o formato alcançou os 3% de rating e 17,2% de share ficando atrás das privadas, no entanto, e tendo em conta os números, durante a semana a aproximação do formato de Conceição Lino foi evidente. Em quota de mercado do formato da estação pública ultrapassou o Boa Tarde em dois dias consecutivos.

[divide]

Juliana Paes dá vida a Gabriela, papel que já foi de Sónia Braga

A quente Gabriela está na reta final e começa agora a cativar ainda mais os portugueses. Apesar das excelentes audiências de que tem usufruído nos últimos meses, os resultados melhoraram com a chegada dos derradeiros capítulos. Assim, na última semana, o remake protagonizado por Juliana Paes chegou à liderança isolada no horário deixando para trás os diários da Casa dos Segredos e a ficção com a assinatura do quarto canal. Os recordes foram sucessivos.

Quinta-feira, dia 17, a novela transmitida pela SIC alcançou os 18,6% de rating e 39,4% de share, no entanto, a medição audiométrica deitou uma ainda maior subida para sexta-feira quando a trama chegou aos 19,5% de audiência média e 38,9% de quota média de mercado. Em suma, foram quase dois milhões de portugueses que pararam para assistir ao penúltimo capítulo de Gabriela – a trama que chega hoje ao fim e que promete dar muito que falar no que toca a audiências num dia em que a concorrência quase direta é feita «taco a taco» com a Casa dos Segredos.

[divide]

Audiência de Ouro

17% de rating e 32% de share – Destinos Cruzados (apresentação) – TVI – 15 de janeiro

[divide style=”2″]

Até para a semana!

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados