Brasil InfoTv Rubricas

Brasil Info TV: Da televisão para a internet!

Em mais uma sexta-feira de comparações entre o panorama televisivo de dois países irmãos vou focar o que tem sido feito nos últimos dias no maior sucesso do horário das 19h da Globo dos últimos tempos. Já aqui falámos das Empreguetes, que fazem sucesso em Cheias de Charme mas hoje vamos abordar a estratégia que a Globo montou em torno dos atores que dão vida a tais personagens e não só.

Mesmo com vários episódios gravados e com algum desfasamento entre a exibição e gravação, a Globo promove a trama como se ela estivesse a acontecer no momento. Facebook, twitter, rádio, sites, tudo fala dos acontecimentos da novela como se estivessem realmente a acontecer. Na semana passada, quando na novela foi divulgado o videoclip das Empreguetes que tinha vazado na internet, a Globo liberou o mesmo nos seus sites, transformando-se num dos vídeos mais vistos do dia. Posteriormente e com o avanço da história, onde foi criado um movimento para libertar as Empreguetes da prisão, a Globo usou o Twitter para promover a manifestação que ia acontecer, transformando isso no segundo assunto mais falado no Brasil. Não satisfeita, a estação usa e abusa do Facebook para promover os seus cantores.

Chayene (Cláudia Abreu) e Fabian (Ricardo Tozzi) são os outros cantores da novela

Por cá, não se pode dizer que haja novela onde tal aconteça. Apesar de várias tentativas em Morangos com Açúcar onde os personagens falavam com os seus seguidores, nada mais foi feito. Para promoção das novelas e aumento de audiências, já está na horas das estações nacionais pegarem neste exemplo. Embora seja tudo ficcionado, é uma forma de manter a interacção entre telespectador e autor, ficando este a saber como o seu produto está a ser recebido.

No Brasil o sucesso é tanto que já há quem queira fazer permanecer os cantores da novela no panorama musical brasileiro. Pedidos de CD’s, roupas e acessórios são uma constante e tal como já aqui referi, a Globo não vai deixar passar a oportunidade de lucrar ainda mais com tamanho e repentino sucesso.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados