Audiência Média (42): SIC «rouba» liderança a TVI e destaca-se no horário nobre

Audiencia media cópia

Seja bem-vindo à quadragésima segunda edição da sua Audiência Média. Hoje o tema principal prende-se com as duas estações de televisão privadas em Portugal. A SIC ultrapassou na última semana a TVI na média geral do dia e consolidou a liderança em horários importantes. Um fenómeno que ocupará toda a rubrica desta semana. A nova novela da TVI mostrou-se um fracasso de audiências nos primeiros capítulos. Haverá espaço de manobra em Queluz de Baixo para novos horizontes televisivos? Irá a SIC manter estes resultados?

Vamos agora analisar as mudanças que ocorreram na última semana em alguns dos horários e áreas de maior importância da televisão.

[divide style=”2″]

Entretenimento

Casa dos Segredos 3 Desafio Final

O horário nobre de domingo é um dos mais disputados e importantes quando se fala em medição de audiências e o entretenimento é já uma imagem de marca de há anos das privadas. Em tempos de crise essa é uma aposta que ganha o dobro do sentido e, quer a SIC quer a TVI, buscam o melhor formato para captar a atenção do telespetador e conseguir assim mais uns pontos na tabela audiométrica. O novo ano trouxe um alargamento da Casa dos Segredos com o Desafio Final, para a TVI, e Vale Tudo, um programa divertido que foi colocado nas mãos de João Manzarra, da SIC.

Os confrontos das últimas semanas têem vindo a ser ganhos pela TVI, no entanto, o novo formato da estação de Carnaxide duplicou a audiência da SIC no horário nobre de domingo. A final da Casa dos Segredos fez cerca de 16,4% de rating e 39,3% de share contra os 10,8% de audiência média e 25 de share conseguidos por Vale Tudo. Uma das poucas apostas que, esta semana, se manteve superior à SIC. Amanhã chega aos ecrãs a terceira edição de A Tua Cara Não Me É Estranha e um novo duelo tem de ser vencido pela TVI, no entanto, João Manzarra deixou já o aviso aos colegas concorrentes a garantir que vai ganhar. Quem levará a taça para casa?

[divide]

Ficção

joana santos dancin days

Nas últimas semanas, mais precisamente desde o último episódio de Gabriela, que a transmissão de ficção depois da hora do bloco noticioso de domingo é uma constante. Uma visão que tem vindo a ser mantida pelas duas estações privadas. Vale tudo para manter a primeira posição. É aqui que a SIC começa a ganhar terreno. Foi com o inicio de Dancin’ Days, no ano passado, que o público começou a ganhar curiosidade pelo que se fazia na ficção em Carnaxide. A estreia do remake de Gabriela veio consolidar a liderança com Louco Amor a descer aos milhares o seu número diário de telespetadores e na semana passada o cenário não poderia ter sido pior para o quarto canal.

A estreia de Destinos Cruzados, que foi alvo de grandes campanhas de publicidade, não surpreendeu e ficou mesmo atrás da concorrência com 17,6% de rating e 31,3% de share. A margem foi curta, mas não se mostrou suficiente para chegar à primeira posição. De realçar que esta foi a sua melhor audiência desde a estreia o que pode evidenciar uma desilusão para com a história por parte dos portugueses. No horário da tarde, Fina Estampa continua a bater Doida por Ti, novela que chegou para substituir Morangos com Açúcar. Louco Amor, que tem Fernanda Serrano no papel principal, tem vindo a descer na tabela, apesar de nas últimas semanas ter alcançado o top dos cinco programas mais vistos do dia. Outro dos fenómenos da SIC é Avenida Brasil que está ao rubro e tem deixado os portugueses colados ao ecrã, ontem chegou mesmo a alcançar uma das suas melhores audiências dos últimos dias – 14,6% de rating e 33,6% de share o que equivale a cerca de um milhão e trezentos telespetadores.

Esta é provavelmente uma das áreas onde as estações privadas investem uma grande parte do seu capital. A minha pergunta mantém-se: haverá espaço e disposição dentro da TVI para arriscar em novos produtos? Sinto um desgaste profundo no que toca à ficção. Mais do mesmo, sem surpresa e sem sal e pimenta que prenda o telespetador. Um momento menos bom que a SIC soube aproveitar ao máximo e que a pode levar ao topo. Tal como já referi em rubricas passadas a SIC está diferente desde a entrada de Júlia Pinheiro.  Quanto à estação de Queluz de Baixo: a liderança continua fez com que houvesse um generalizado receio de arriscar em novos projetos o que a pode ter levado à fragilidade que está bem patente. Talvez fizesse falta um novo Rui Vilhena na autoria das tramas.

[divide]

Informação

Jornal da Noite

Nem a Informação escapou à baixa de audiências. O comentário do professor Marcelo Rebelo de Sousa bem como a força do próprio horário fizeram com que o Jornal das 8 fizesse uma melhor audiência, refletindo assim o seu poder. No entanto, e com o inicio da nova semana o Jornal da Noite foi reivindicando a sua posição e chegou num ápice à vitória tendo lá permanecido durante os últimos cinco dias. A maior diferença de resultados foi registada no passado dia 28 de janeiro com o Jornal da Noite a ficar na terceira posição com 14,4% de rating e 29,9% de share e o Jornal das 8 com apenas 11,5% de rating e 24% de share.

A verdade é que os números mudam de um dia para o outro e todos os segundos de um bloco noticioso contam para prender ou não um determinado número de espetadores. A crise das audiências chegou também a ficção na última semana, resta saber se é ou não para durar, tal como tem vindo a acontecer com a ficção. O Jornal da Noite, apresentado por Clara de Sousa foi assim o mais visto dos últimos dias.

[divide]

Talk-shows

Manuel Luis Goucha Cristina Ferreira

As manhãs continuam a ser lideradas pela TVI com uma dupla que se tem mostrado difícil de vencer. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira mantém-se no primeiro lugar há vários anos e lá prometem não arredar pé durante os próximos tempos. Assim, Você na TV!, tem sido o grande vencedor do horário. Querida Júlia, da SIC, tem vindo a ganhar terreno desde o inicio de 2013 quando teve inicio da nova Praça da Alegria, apresentada por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira.

As mudanças ocorrem na parte da tarde, isto porque, durante dois dias, o Boa Tarde de Conceição Lino ultrapassou A Tarde é Sua, de Fátima Lopes. Dia 28 de janeiro o talk-show da SIC alcançou os 3,2% de rating e 19,6% de share enquanto que o programa da TVI fez 3,1% de rating e 18,3 de share. Dia 29 a proeza repetiu-se com o Boa Tarde a chegar aos 3,5% de audiência média e 22,1% de share e A Tarde é Sua ficou nos 3,5% de rating e 20,4% de quota média de mercado. Uma vantagem importante para a estação de Carnaxide que mostra assim estar atenta ao que se faz por Queluz de Baixo. Apesar destes episódios, Fátima Lopes levou de seguida o seu projeto às vitórias, mas fica o aviso.

[divide style=”2″]

Até para a semana!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *