Está pronta a décima quinta edição da sua Audiência Média. Está então na hora de fazermos a habitual ronda pelas tabelas audiométricas da semana que passou. Ontem, sexta-feira, foi um dia importante para a televisão portuguesa. Por um lado, teve lugar, na RTP, a transmissão do jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Real Madrid que prender milhões de telespetadores, como já vamos ver e, por outro lado, a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O dilema de Maya e as suas cartas estão também entre os destacados, mas não pelos melhores motivos. Na liderança continuam Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, não com A Tua Cara Não Me É Estranha, mas desta vez, com Você na TV!. Já apresentam juntos o talk-show há 8 anos e mais estão certamente para vir, como garantem.

Prepara-se para a viagem habitual dos sábados à noite pelas audiências semanais dos destacados. Ai está mais uma Audiência Média!

[divide style=”2″]

A Vedeta 

Começou ontem, sexta-feira, o maior evento desportivo do mundo e a cidade eleita foi Londres. O ano de 2012 fica assim marcado por grandes eventos desportivos, uma vez que, já este ano pudemos assistir ao Campeonato Europeu de Futebol. A expectativa era muita para a cerimónia de abertura que nos tem habituado, nos outros anos, a espetáculos memoráveis e o deste ano não ficou nada atrás. Passavam poucos minutos das 21h quando suou o sino de abertura dos Jogos Olímpicos e no estádio estavam presentes das maiores individulidades da Europa e do Mundo, como é o caso da Rainha e Príncipes do Reino Unidos, Príncipes do Mónaco e demais altos representantes dos países em competição. Portugal foi representado, para além da grande comitiva desportiva, pelo Presidente da República e Primeira Dama.

Segundo dados oficiais, a cerimónia de ontem foi assistida por mais de 4 biliões de pessoas, mais de metade da população mundial.  A festa foi imensa e o momento alto estava guardado para o final com o discurso da Rainha Isabel II, a chegada da chama Olímpica ao estádio e ainda a atuação de Paul McCartney. Em Portugal este foi um dos programas mais vistos, com uma audiência que superou os 850 mil telespetadores. A transmissão ficou a cargo da RTP e a audiência média foi de 9,8% e o share ficou-se pelos 24,4%. Os portugueses mostraram assim o seu interesse para com a data e o simbolismo da cerimónia.

Quem Viu?

Este é um programa que está no ar há quase um ano e, segundo a SIC, o balanço não podia ser melhor. Cartas da Maya – o Dilema, marcou uma viragem do horário matinal do terceiro canal tendo mesmo beneficiado Querida Júlia que, na altura, não atravessava um bom momento de popularidade. Assim, todas as manhãs, a taróloga Maya analisa o horóscopo e transmite a mensagem das cartas para os dilemas dos telespetadores. O público têm aderido ao formato, no entanto, e a poucos dias de ir de férias, os resultados têm oscilado.

Na semana que hoje termina, o programa tem registado resultados que variam um pouco. Assim, na passada quinta-feira, 26 de julho, o formato ficou-se pelos 0,9% de audiência média e 11% de share, tendo ficado no 50º lugar, ou seja, na última posição da tabela. Estes valores contrastam com os alcançados na quarta-feira, dia 24 de julho, quando o formato alcançou 1,4% de rating e 14,2% de share. É caso para perguntar: Quem Viu?

Programa de TOPO

Está no ar há quase 8 anos e o sucesso que conquistou parece estar para ficar. Os apresentadores repartem-se por fenómenos, uma vez que apresentam de segunda a sexta Você na TV!, líder de audiências, e ao domingo apresentam A Tua Cara Não Me É Estranha um verdadeiro fenómeno da televisão portuguesa. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira tem já uma vasta experiência e conhecem muito bem o sabor da liderança, tendo sido já considerados como a melhor dupla de apresentadores do país. Será? Muitos acham que sim e outros tantos acham esse título exagerado. A verdade é que por onde quer que passem, chamam a atenção e prendem os telespetadores. O talk-show das manhãs da TVI tem a responsabilidade de alegrar as manhãs de muitas pessoas e a componente social é cada vez maior.

As audiências falam por si e, há dias em que o formato consegue mesmo duplicar os resultados de Querida Júlia e Praça da Alegria. No passado dia 23 de julho, alcançou os 4,3% de audiência média e 28,7% de share, já o programa apresentado por Júlia Pinheiro não foi além dos  2,6% de rating e 16,8% de quota média de mercado. Irá o programa da TVI resistir à longuínqua concorrência por muito mais tempo?

[divide style=”2″]

Até para a semana! 

 

Outras Notícias