Chega agora ao seu 5º Canal mais uma rubrica, esta destinada a analisar as audiências televisivas da semana que passou. Todos os sábados às 21h e, a partir de hoje, pode contar connosco para lhe dar toda a informação audiométrica que precisa de saber.

Acompanhe-me agora na primeira grande viagem pelos números audiométricos que marcaram estes últimos dias…

[divide]

Esta foi uma semana agitada em termos de audiências. Assistimos à transmissão de dois grandes jogos de futebol em sinal aberto, a SIC dominou os canais generalistas ao longo de três dias. A forte concorrência fez-se, sem dúvida, sentir. Vejamos então os programas que se destacaram nas diferentes estações de televisão.

RTP

A polémica está lançada. A estação pública não se cansa de atacar a empresa GFK, destacada para fazer a medição das audiências em Portugal. O que é certo é que os números de alteraram substancialmente quando falamos do canal estatal. Em certos dias nenhum dos programas da grelha da RTP consegue chegar ao milhão de telespetadores. Curioso…

O jogo da Liga dos Campeões, transmitido na passada terça-feira, que colocou frente a frente o Bayern Munique e o Real Madrid, marcou indiscutivelmente a semana do primeiro canal. Alcançou os 16,6,% de rating e os 36,1% de share, sendo que a segunda parte do Telejornal chegou aos 11% de rating e os 22,6% de share, em comparação com a primeira que, ao ir para o ar antes do jogo, não foi além dos 7,7% de audiência média e dos 23% de share.

A ir para o ar todas as sextas-feiras, o programa Sexta às 9, dedicado ao jornalismo de investigação, já mostrou a sua marca. No dia de ontem chegou, em média, aos 750 mil telespetadores e a um share de 17,8%, conseguindo chegar ao segundo programa mais visto do canal.

SIC

O terceiro canal teve uma semana marcante em termos audiométricos. Ao longo de três dias conseguiu marcar a posição de canal mais visto dos generalistas, ultrapassando mesmo a líder TVI.

Na passada quinta-feira a SIC transmitiu o jogo para a Liga Europa entre o Sporting e o Athletic Bilbao e alcançou uma audiência estrondosa com uns 25,2% de rating e 51,8% de share. O minuto mas visto desta partida aconteceu às 21h53  quando estavam sintonizados no terceiro canal mais 3 milhões e 100 mil espetadores, com um share que ultrapassou os 63%. Depois destes números, a vitória do dia ficou em Carnaxide.

O programa de humor Gosto Disto!, apresentado por Andreia Rodrigues e César Mourão está a dar que falar, mesmo depois das reticências lançadas aquando da sua estreia. Tem-se mantido firme, no topo da tabela dos mais vistos do dia e do canal, sendo que a melhor audiência foi conseguida na noite de ontem, 20 de abril, com um rating de 11,5% e um share de 26,7%.

TVI

A estação de Queluz de Baixo continua a ter os seus fortes trunfos para deitar abaixo uma cada vez mais competitiva concorrência, tanto da SIC como da RTP. No entanto, durante a semana que agora analiso, a TVI oscilou dando a liderança de alguns dos dias ao canal de Francisco Pinto Balsemão.

É impossível não nos referirmos à ficção nacional oferecida pela TVI que desde há muito tempo apaixonou os portugueses. A novela Doce Tentação tem conseguido números surpreendentes, sendo que, na passada terça-feira, dia 17 de abril, chegou aos 14% de rating e aos 29,6% de share.

Outro dos programas que marcam inevitavelmente a atualidade televisiva é o concurso de domingo que concorre diretamente com Ídolos. A Tua Cara Não Me É Estranha já vai no inicio da segunda temporada, e com um leque de concorrentes tão influente, já era esperado que o público português se rendesse ao formato. No passado domingo foram quase 2 milhões os que viram Luciana Abreu vencer e Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira apresentar.

Fica, desta forma concluída a primeira análise da «Audiência Média». Contamos consigo no próximo sábado.

[divide]

Até para a semana! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.