«La forza del destino» marca o regresso da grande ópera ao Coliseu Porto Ageas
O Coliseu Porto Ageas e o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) unem-se para apresentar, em co-produção, uma das composições mais ambiciosas de Giuseppe Verdi.
A soprano Julianna Di Giacomo e o tenor Kristian Benedikt assumem o par Leonora / Alvaro, numa história onde dramas pessoais intensos se desenrolam com a guerra como pano de fundo. A direção musical é do maestro italiano Antonio Pirolli, com encenação de Sir David Pountney. Poucas vezes a música de Verdi irrompeu com tanta força como nesta ópera de situações limite: canta-se a história de Don Alvaro e da sua paixão correspondida por Donna Leonora, filha do Marquês de Calatrava. Quando o Marquês recusa dar a mão da sua filha em casamento, as consequências são dramáticas e a tragédia toma conta dos seus destinos.
Leia também: «Rock in Rio Lisboa 2020» revela as primeiras grandes novidades
Verdi e Francesco Maria Piave basearam La forza del destino na peça dramática de Ángel de Saavedra, Don Alvaro, o la fuerza del sino. Juntos, criaram uma ópera em quatro atos marcante, quer na história e nos cenários, quer na orquestração. A parceria entre o Coliseu Porto Ageas e o único teatro lírico do país tem, assim, uma importante continuidade, depois do enorme sucesso de La traviata, em 2018, que esgotou em Lisboa e Porto, e de Turandot, que em 2017 pôs fim a uma ausência de 33 anos do TNSC no Coliseu. A récita única no Porto acontece este sábado, 26 de outubro, às 20 horas.