Estas são as áreas de tecnologia melhores pagas em 2022

Passamos a trabalhar remotamente e a estar cada vez mais dependentes da tecnologia.


A contratação e o trabalho além-fronteiras passaram a ser uma tendência, e, com um mundo cada vez mais informatizado, não é de admirar que de 2021 para 2022, os salários dos profissionais no setor tecnológico tenham tido um aumento de cerca de 40%.

Este aumento sem precedentes deixa o salário médio anual bruto destes profissionais nos 44.449 euros.

Apesar de nesta área, existem diferentes especializações e caminhos promissores, os profissionais que desenvolvem habilidades no setor de TI acabam por adquirir diferenciais importantes que são bastante valorizados hoje no mercado de trabalho entre os empregadores.

Por outro lado, com a quantidade de ofertas de trabalho que são colocadas diariamente percebe-se que existe escassez de talentos tecnológicos em todo o mundo.

Com salários tão apetecíveis, são muitas as pessoas que decidem apostar em formação neste setor.

Para dar resposta a essa procura, existem escolas de programação que oferecem formações curtas, em regime parcial ou full time, como é o caso da Wild Code School.

Essa escola oferece, por exemplo, o Curso de Data Analyst, um bootcamp de 3 meses, para que os alunos tenham uma experiência intensa e imersiva, aprendendo, a aplicar linguagens de programação como SQL, Python e machine learning em projetos adaptados do mercado de trabalho atual.

Os melhores salários e regalias no setor tecnológico

A empresa de recrutamento tecnológico Landing.jobs elaborou um relatório que nos ajuda a compreender melhor em que ponto se encontra este setor.

Vejamos então alguns dados que nos ajudam a ter uma visão mais clara:

  • Os salários médios anuais variam de € 20.071 (África) para € 84.224 (América do Norte)
  • As funções de gestão de tecnologia ganham, em média, 1,4x mais do que desenvolvedores
  • Em relação à experiência profissional, profissionais com 6 ou mais anos ganham, em média, 2,5x mais do que o os com 3 anos ou menos
  • Os empregos a full time em regime presencial são os mais mal pagos (1,9x menos do que trabalhos totalmente remotos)
  • Desenvolvedores, Manutenção e Suporte têm os salários mais baixos e Arquitetos de Soluções os mais altos (2,7x mais que o anterior)
  • Apesar de todos os esforços para que as diferenças se anulem, ainda se verifica um gap salarial entre homens e mulheres: os homens ganham, em média, mais 31,2% do que as mulheres.

Veja de seguida, algumas das áreas que melhor pagam no sector tecnológico

1. Desenvolvimento de sistemas

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a área profissional responsável por dar uma solução informatizada a um problema, como a criação de um software, um aplicativo ou um banco de dados.

O profissional dedicado ao desenvolvimento de sistemas, deve conhecer bem as diferentes linguagens de programação, ter conhecimento de gestão de processos e de sistemas de informação.

2. Administração de banco de dados

Um administrador de bancos de dados usa programas de computador para armazenar e organizar dados da empresa, como informações financeiras ou informações de pedidos de clientes.

Estes garantem que os dados estejam disponíveis para a empresa, mas não acessíveis a pessoas não autorizadas.

3. Business Intelligence

O profissional de Business Intelligence (BI) realiza a coleta, análise e partilha de dados com os seus clientes e parceiros.

Um papel fundamental de um BI é analisar os dados para serem tomadas decisões e preparados relatórios analíticos.

4. User Experience (UX)

Um especialista em usabilidade (UX) tem como foco principal o desenvolvimento de um produto, como design e funcionalidade.

Para tal, o profissional deve estar atento ao comportamento do utilizador, de forma a identificar as oportunidades que os produtos podem representar para o consumidor.

5. Segurança da informação

Como o próprio nome diz, esta área é responsável por assegurar a integridade, legitimidade e autenticidade das informações, como dados pessoais, bancários, entre outros.

O profissional desenvolve criptografias, protocolos de segurança, certificações e assinaturas digitais, impedindo que o banco de dados seja utilizado por pessoas não autorizadas.

6. Gestão de projetos

Um gestor de projetos tem como principais funções planear, organizar e direcionar um projeto de desenvolvimento de software.

O profissional responsável pela gestão de projetos, deve garantir o cumprimento dos deadlines e do orçamento.

Esta função pode ajudar a reduzir custos e maximizar os lucros de uma empresa.

7. Engenharia de software

O engenheiro de software utiliza conhecimentos de computação de forma a criar funcionalidades num determinado programa.

Este profissional é responsável por desenvolver novos aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e também para sistemas operacionais mais complexos.

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *