A Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os influenciadores digitais com maior notoriedade espontânea

Ana Garcia Martins continua a dominar ranking de influenciadores digitais mais conhecidos. No critério de empatia, portugueses elegem Guilherme Cabral, Guilherme Duarte e Guilherme Geirinhas como aqueles com quem mais se identificam.


A Pipoca Mais Doce continua a ser a influenciadora digital com maior notoriedade em Portugal. O ‘alter ego’ criado por Ana Garcia Martins em formato de blog voltou a ser o mais referido de forma espontânea pelos inquiridos no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers“, da Marktest: quando questionados acerca dos blogs, vlogs, bloggers ou youtubers que conhecem ou sobre os quais já ouviram falar, 31,1% dos inquiridos referiram A Pipoca Mais Doce.

O ranking de respostas espontâneas apresenta nas posições seguintes o youtuber Wuant (Filipe Morgado Borges), com 10.4% de respostas, e a humorista Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), com 7.6% de referências por parte dos inquiridos. Na comparação com a edição do ano passado deste estudo, Wuant ultrapassa assim Bumba na Fofinha no Top3 de influenciadores digitais com maior notoriedade espontânea. Além da notoriedade espontânea, o estudo procura também avaliar a notoriedade das figuras públicas mediante a apresentação de listas de nomes de personalidades públicas.

Apresentada uma lista de 40 nomes de influenciadores digitais aos inquiridos, A Pipoca Mais Doce foi novamente a personalidade que mais entrevistados neste estudo disseram conhecer, com 65.3% de notoriedade sugerida. Mas neste critério surge uma novidade: Luís Franco-Bastos subiu à segunda posição, com 45.5% de notoriedade sugerida, e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral) manteve a terceira posição, com 43.9%.

Com base neste tipo de indicadores sobre influenciadores digitais, o estudo da Marktest tentou também aprofundar a relação dos portugueses com blogs, vlogs e youtubers e constatou que a interação mais frequente é gostar ou classificar os posts e vídeos dos influenciadores, indicado por 58.6% dos seguidores. A subscrição de atualizações e o reenvio de posts ou vídeos para os seus contactos são as outras interações mais frequentes.

Questionados sobre a importância que os inquiridos atribuem aos comentários ou opiniões sobre uma determinada marca ou produto em blogs ou vlogs, o valor médio registado foi de 6.12 numa escala de 1 a 10, o que confirma a importância destas plataformas para as estratégias das marcas. O estudo também revela, de resto, que a opinião dos influenciadores para as opções de compra dos inquiridos foi classificada com um índice de 5.99, o que corrobora também a sua importância para os anunciantes.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor e Gestor de conteúdos e redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, estando integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.