Qultura

«Festa das Vindimas» e «Viseu Estrela à Mesa» integram nova programação do Cubo Mágico

Decorrendo ainda até ao próximo dia 20 de setembro, os eventos Festa das Vindimas e Viseu Estrela à Mesa integram agora a nova programação do Cubo Mágico.

Anunciada como a alternativa segura deste verão, em Viseu, o Cubo Mágico prepara os últimos 21 dias de programação com os olhos postos na segurança e na retoma das atividades económicas e culturais. Nesta terceira e última parte da iniciativa, a programação diversifica-se, dando espaço às “culturas do Dão”: regressam os vinhos e a gastronomia regional e de autor, e o artesanato conquista novos espaços. No plano económico e de animação urbana, mantêm-se as prioridades: proporcionar uma opção segura e de qualidade para todos e, simultaneamente, apoiar a retoma das atividades do concelho e da região, mitigando os efeitos da pandemia.

A Festa das Vindimas reinventa-se para o Cubo Mágico, garantindo as condições de segurança a todos os participantes. A visita às quintas, com experiência real de vindima, acontece dia 19 de setembro, durante a manhã, e tem o valor de 20€ por participante. A merenda típica será servida em estilo piquenique, permitindo que cada grupo escolha um local da quinta para fazer a sua refeição, evitando desta forma aglomerados. As quintas aderentes serão anunciadas durante esta semana nas páginas do Cubo Mágico onde o público poderá selecionar a sua quinta preferida e adquirir a sua experiência. Neste sentido o Mercado 2 de Maio despede-se das tradicionais enguias para agora apresentar operadores de fumeiro, queijos, produtos da terra e pastelaria.

O Rossio, por sua vez, será palco de uma edição do evento gastronómico Viseu Estrela à Mesa, adaptado igualmente ao contexto atual. De 11 a 13 e de 18 a 21 de setembro, renasce no Rossio o restaurante a céu aberto com mais estrelas Michelin do país, este ano com horários de almoço e jantar. O evento contará com a participação de 5 Chefs Michelin e 10 Chefs locais. De forma a garantir o distanciamento de todos os visitantes, as reservas serão feitas em blocos horários e as refeições entregues na mesa pelo staff, evitando assim aglomerados junto ao espaço de cada restaurante. As senhas deverão ser adquiridas previamente em cubomagicoviseu.pt e terão o custo simbólico de 4 euros a entrada, 6 euros o prato principal e 2 euros a sobremesa. A organização do evento elege 10 ingredientes típicos da cidade-região, a partir dos quais os Chefs deverão confecionar os pratos que compõem o menu, que são: Queijo Serra da Estrela, Maçã Bravo Esmolfe, Míscaros, Feijoca, Vitela de Lafões, Cabrito da Gralheira, Azeite de variedade galega, Avelãs, Feijão Papo de Rola e Broa de Vildemoinhos.

Cubo Mágico já movimentou 143 operadores

Ao longo do primeiro mês de duração do Cubo Mágico, realizado em dezenas de espaços da cidade de Viseu em simultâneo, foram mais de 250 os momentos de programação oferecidos a viseenses e visitantes, com 200 empresas envolvidas, 143 operadores presentes nos vários espaços e 25 marcas parceiras associadas.

A organização recomenda a utilização de máscara em todos os locais de programação, mesmo que ao ar livre, assim como a higienização regular das mãos, nos pontos disponibilizados pela Mistolin, e o cumprimento da distância social de segurança. A utilização da máscara é obrigatória nos locais fechados como o Multiusos.

O Quinto Canal esteve presente no Cubo Mágico, e poderá consultar alguns dos melhores momentos nas Stories em destaque no nosso Instagram.


  • Leia também:

After Hours: Já conhece o «Cubo Mágico» em Viseu?

 

Outras Notícias