TVCine estreia «Estados Unidos vs. Billie Holiday»
Durante a maior parte da sua carreira, Billie Holiday foi adorada por fãs de todo o mundo.
Mas, na década de 40, Holiday foi também alvo de uma perseguição implacável pelas autoridades americanas, numa tentativa de a impedirem de cantar a balada de protesto Strange Fruit. Em plena era de segregação racial nos EUA, Billie Holiday era uma artista de sucesso no mundo do jazz. Contudo, a infância traumática e os obstáculos que enfrentou cedo a conduziram ao alcoolismo e à dependência da heroína.
Em 1937, o Senado recusa aprovar um projeto de lei para proibir o linchamento de afro-americanos. Em resposta, Billie Holiday começa a incluir no seu reportório Strange Fruit, uma canção que se tornaria um hino dos movimentos pelos direitos humanos. Esse facto, e a criminalização do uso de estupefacientes, fizeram com que Holiday fosse um dos primeiros alvos do Departamento Federal de Narcóticos, no âmbito de um esforço crescente para escalar e racializar a guerra contra as drogas. A operação secreta foi liderada pelo agente federal negro Jimmy Fletcher, com quem teve um caso tumultuoso.
Esta é a história de uma mulher destemida cuja rebeldia ajudou ao crescimento do movimento dos direitos civis, e que estreia a 19 de fevereiro, sábado, no TVCine Top.
-
Leia também: «O Pai» estreia em exclusivo no TVCine