«Especial Almoço À Portuguesa» é a próxima aposta do TVCine

Em junho, o TVCine Edition celebra o Cinema Português em toda a sua diversidade.


Da ficção ao documentário, dos sucessos comerciais às obras experimentais, são 18 os títulos que integram este Especial de programação: Amor Amor; Diamantino; Antes de a Vida Começar; Apoteose; 28½; Tony (2019); Leviano; Refrigerantes e Canções de Amor; Linhas de Sangue; Pedro e Inês; Peregrinação; Os Maias – Cenas da Vida Romântica; Portugal Não Está à Venda; O Som Que Desce Na Terra; Menina; Raiva; Prazer, Camaradas!; e Visões do Império.

O Especial Almoço À Portuguesa, a não perder no Dia de Portugal e nos fins de semana de 04 a 26 de junho, só no TVCine Edition.  Após a sua estreia, os filmes ficarão disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

 Amor Amor | Estreia dia 04 de junho, sábado, às 13h, no TVCine Edition

A história de um grupo de amigos que na passagem de ano vive todos os ziguezagues do amor. Há quem venha a descobrir-se a si próprio. Há quem venha a descobrir o amor. E há quem venha a conhecer o preço da liberdade. Um filme de Jorge Cramez com Ana Moreira, Jaime Freitas, Margarida Vila-Nova, Nuno Casanovas e Guilherme Moura.

Diamantino | Estreia dia 04 de junho, sábado, às 14h55, no TVCine Edition

Diamantino, a maior estrela de futebol do mundo, perde o seu toque especial e a sua carreira acaba em desgraça. À procura de um novo objetivo para a sua vida, o ídolo internacional começa uma odisseia delirante, que mistura neofascismo, a crise dos refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade. Estreada no Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio da Semana da Crítica, esta comédia dramática de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt conta com com Carloto Cotta no papel principal.

Antes de a Vida Começar| Estreia dia 05 de junho, domingo, às 13h, no TVCine Edition

Um olhar sobre a atriz Isabel de Castro, um dos grandes nomes das artes cénicas em Portugal, pela lente de António Borges Correia. Mais do que uma biografia, este é um exercício sobre alguém avesso à exposição, uma figura misteriosa e encantadora.

Apoteose| Estreia dia 05 de junho, domingo, às 14h10, no TVCine Edition

40 anos depois, seis ex-combatentes que estiveram juntos na Guerra da África continuam a encontrar-se. Sabem que falar sobre a Guerra é terapia para exorcizar pesadelos e fantasmas. O que os mantém vivos é o que os destruiu: memórias. A vida nunca mais foi a mesma. Tinham vinte e dois anos quando se conheceram na Guerra. O tempo parou por aí. Hoje, eles só existem quando estão juntos. Com Anabela Brígida, José Santana e Ávila Costa, um filme dramático de António Borges Correia.

28½ | Estreia dia 10 de junho, sexta-feira, às 12h55, no TVCine Edition

Teresa, com quase trinta anos, procura emprego. Depois de um dia difícil, tudo deverá parecer bem num jantar com estrangeiros que visitam Lisboa. Depois de O Primeiro Verão¸ esta é a segunda longa-metragem de Adriano Mendes. Anabela Caetano, Sérgio Assunção, Sérgio Marcelino, Catherine Boyd-Bell e Emanuele Simontacchi integram o elenco.

Tony (2019) | Estreia dia 10 de junho, sexta-feira, às 14h30, no TVCine Edition

O realizador Jorge Pelicano acompanha Tony Carreira numa fase em que o cantor pondera fazer uma pausa, após 30 anos de carreira. O documentário nacional mais visto de sempre em Portugal, Tony dá a conhecer o outro lado do artista, com os amigos e a família, e dá-nos acesso aos bastidores de salas em todo o mundo.

Leviano| Estreia dia 11 de junho, sábado, às 13h40, no TVCine Edition

Um crime controverso e o desaparecimento de Anita durante a sua festa de aniversário nunca foram resolvidos. Um ano depois, as três filhas e a entretanto reaparecida mãe aceitam dar uma entrevista em que recontam tudo o que se passou, revelando novas pistas sobre esse acontecimento terrível que assolou a cidade. Um filme com realização de Justin Amorim e um elenco que inclui Diana Marquês Guerra, Anabela Teixeira, José Fidalgo, Ruben Rua e Mikaela Lupu.

 

Refrigerantes e Canções de Amor | Estreia dia 11 de junho, sábado, às 15h25, no TVCine Edition

Lucas Mateus é um músico fracassado, ao contrário do seu parceiro que conheceu o sucesso e ainda lhe ficou com a namorada! O mundo de Lucas desaba até encontrar, no supermercado, uma misteriosa rapariga que vive dentro de um fato de dinossauro. Ivo Canelas, João Tempera, Lúcia Moniz, Victória Guerra e Jorge Palma integram o elenco deste filme com realização de Luis Galvão Teles e argumento de Nuno Markl.

Linhas de Sangue | Estreia dia 12 de junho, domingo, às 13h, no TVCine Edition

Portugal está sob ameaça. Por todo o lado surgem casos estranhos que parecem estar ligados entre si. Perante a incapacidade das autoridades, uma velha glória das forças especiais reúne uma frente de defesa nacional para defender a soberania do país. Um filme de Sérgio Graciano e Manuel Pureza com Kelly Bailey, Soraia Chaves, José Fidalgo, Pedro Laginha e Ricardo Carriço, entre muitas outras caras conhecidas.

O Som Que Desce Na Terra | Estreia dia 12 de junho, domingo, às 15h15, no TVCine Edition

Maria da Luz espera notícias do marido, soldado no Ultramar, que após ser destacado para liderar uma operação é dado como desaparecido. Neste período, onde a ausência de notícias traz sofrimento e solidão, toma consciência que estes sentimentos são partilhados por outros que, como ela, esperam pelos seus e toma uma decisão: gravar mensagens de apoio das mães, mulheres e familiares e entregá-las pessoalmente a cada soldado no meio de uma Angola em plena guerra. Um filme com realização de Sérgio Graciano, protagonizado por Gabriela Barros, José Condessa, José Raposo e Margarida Marinho.

Peregrinação | Estreia dia 18 de junho, sábado, às 13h30, no TVCine Edition

“Em Março de 1537, aos 26 ou 28 anos, Fernão Mendes Pinto, fugindo à miséria e estreiteza da sua vida, partiu para a Índia em busca de fama e fortuna”. Assim, no meio de uma terrível tempestade, começa este filme de João Botelho que relata os sucessos e as desventuras do escritor aventureiro que, no decurso de 21 anos em que esteve no Oriente, foi “13 vezes cativo e 16 ou 17 vendido”. Cláudio da Silva encabeça um elenco que inclui ainda Cassiano Carneiro, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Maya Booth, Rui Morrison, Jani Zhao e Zia Soares, entre muitos outros.

Os Maias – Cenas da Vida Romântica | Estreia dia 18 de junho, sábado, às 15h25, no TVCine Edition

Carlos da Maia é o último herdeiro da tradicional família portuguesa. Formado em medicina pela antiga Universidade de Coimbra, prefere gastar o seu tempo na companhia de amigos e amantes, ao lado do seu amigo João da Ega. Mas isso muda quando finalmente se apaixona. A história pessoal de Carlos mistura-se com a de Portugal, ambas banhadas de doses generosas de tragédia e comédia.  Uma adaptação do clássico de Eça de Queirós com assinatura de João Botelho e um elenco composto por Rita Blanco, Graciano Dias, Maria Flor, João Perry e Pedro Inês.

Portugal Não Está à Venda | Estreia dia 19 de junho, domingo, às 13h40, no TVCine Edition

Depois de mais uma crise, numa manhã de nevoeiro, o hipocondríaco Sebastião e a enlouquecida família descobrem que a nova Primeira-Ministra esconde um plano maquiavélico para vender o país aos alemães, franceses, chineses e angolanos. Numa sátira corrosiva, assistimos às peripécias de uma “desesperada e falida família portuguesa” que, entre raptos e demolições, laxantes, disfarces e mil confusões, terá de convencer os restantes Portugueses que amanhã poderão acordar sem país. Uma comédia de André Badalo com Pedro Teixeira, Rita Pereira, Ana Zanatti, Tiago T. Pereira e São José Correia.

Pedro e Inês | Estreia dia 19 de junho, domingo, às 15h25, no TVCine Edition

Uma adaptação do romance A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria, Pedro e Inês narra esta célebre história de paixão ao longo de três épocas: na idade média, onde tudo aconteceu; no tempo atual, onde Pedro e Inês são arquitetos; e num futuro distópico. Selecionado para competir no Festival Internacional de Cinema de Montreal, o filme de António Ferreira conta com Diogo Amaral, Joana De Verona, Vera Kolodzig, Custódia Gallego e João Lagarto no elenco.

Menina | Estreia dia 25 de junho, sábado, às 14h15, no TVCine Edition

Luísa é uma criança de 10 anos nascida em França e filha de emigrantes portugueses. Dividida entre duas línguas e duas culturas, Luísa procura conhecer as suas raízes e encontrar a sua identidade, enquanto se confronta com a morte anunciada do pai. Passado no final dos anos 70, Menina acompanha uma família portuguesa emigrada em França e o drama da sua integração, e é a primeira longa-metragem da luso-descendente Cristina Pinheiro. A jovem Naomi Biton lidera um elenco que inclui ainda Beatriz Batarda, Nuno Lopes e Thomas Brazete.

Raiva | Estreia dia 25 de junho, sábado, às 15h50, no TVCine Edition

Alentejo, 1950. Nos campos desertos do Sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só noite. Porquê? Da autoria de Sérgio Tréfaut, Raiva é uma adaptação do romance de Manuel da Fonseca Seara de Vento, um clássico do neo-realismo português sobre a pobreza, a opressão e as injustiças sociais. Isabel Ruth, Leonor Silveira, Hugo Bentes, Kaio César, Rita Cabaço, Sergi López, Catarina Wallenstein, Rogério Samora, Adriano Luz, Diogo Dória e Luís Miguel Cintra integram o elenco.

Prazer, Camaradas! | Estreia dia 26 de junho, domingo, às 13h50, no TVCine Edition

Em 1975, no Portugal pós-revolução de Abril, uma mulher e dois homens — Eduarda Rosa, João Azevedo e Mick Geer — viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas no Ribatejo. Como muitos outros, ajudam nas atividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, orientam aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura. Um documentário de José Filipe Costa.

Visões do Império | Estreia dia 26 de junho, domingo, às 15h35, no TVCine Edition

Um documentário sobre como o império português e a sua história foram imaginados, documentados e publicitados a partir do registo fotográfico, desde o final do século XIX até à revolução que, em 1974, pôs fim ao regime político autoritário que governava Portugal. Uma busca que parte da revisitação de fotografias da infância da realizadora Joana Pontes em Angola, e que a leva ao encontro de dois investigadores, Filipa Lowndes Vicente e Miguel Bandeira Jerónimo.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *