«Factor X» Análise – 2ª Gala (09/11/2014)

O Quinto Canal está de regresso para mais uma análise, desta vez, à segunda gala do Factor X. Depois de, na semana passada, um elemento de cada categoria ter visto a sua participação reduzida, tendo sido excluído pelo mentor, num dilema onde as emoções andaram ao rubro, a batalha para os 12 finalistas continua. Entre várias actuações, onde todos tiveram a oportunidade de mostrar os seus dotes vocais e convencer os portugueses do seu talento, mais um concorrente (ou grupo) vai ter hoje de abandonar os palcos do talent show da SIC.

Nomeados para os MTV Europe Music Awards na Categoria de Melhor Artista Português, HMB subiram ao palco como convidados especiais para cantar, ao vivo, o tema Feeling, que tem passado nas rádios nos últimos tempos.  

Está no ar o Factor X!


Raparigas

CONCORRENTEMÚSICA
Mimi FroesBruno Mars – Count On Me
Isabela NobregaColdplay – Fix You
Inês MoraisP!nk - Try
Marta CarvalhoELIMINADA

Comentários do Mentor Miguel Guedes:

Isabela: “Isto não é tudo show off e eu acho que tu mereces isto. Acho que tu mereces estes aplausos todos. Acho, sinceramente, que tu não és só uma artista … tu és muito música! Tu tens o teu estilo. Espero que esse estilo tenha passado, finalmente, para as pessoas, porque tu és incrível.”
Mimi: “Eu estou muito orgulhoso por te ter escolhido, por não me ter enganado, pela tua capacidade de aprendizagem e pelo que estás a dar aqui ao Factor X. Foste fantástica Mimi”.
Inês: “Eles podem dizer o que quiserem, eu estou muito contente com o que fizeste, mas mesmo muito contente. Isto é um processo. Hoje vimos a Inês a largar o tripé do microfone, a gesticular, a falar com as mãos. Esta canção foi para que tu o começasses a fazer. Não tenho dúvidas de que daqui para a frente vai ser muito melhor.”


Rapazes

CONCORRENTEMÚSICA
Matheus ParaizoPeninha – Sozinho
Junior OliveiraRihanna - Only Girl (In The World)
João DuarteBeyoncé – Love On Top
Rúben PiresELIMINADO

Comentários da Mentora Sónia Tavares:

Júnior: “É verdade, se calhar a música não foi a melhor e não fez sobressair a voz que nós pretendíamos mas, como eu disse, às vezes é uma questão de atitude. E era isso que eu queria que tu provasses às pessoas. Nós queremos atitude. Eu queria que as pessoas se livrassem dos preconceitos e entendessem que o Júnior é um excêntrico e tem o Factor X.”
Matheus: “O Matheus canta bem qualquer canção porque ele é dotado de uma voz extraordinária, tem um sentido artístico extraordinário. E uma canção simples, como esta, assenta-lhe que nem uma luva, porque o Matheus é realmente um artista indie mas consegue transbordar simplicidade.”
João: “Para quem não sabe, nós andamos a atravessar algumas dificuldades porque o João está a mudar a voz. Então há dias que as coisas correm bem, outros dias correm mal. Hoje correu bem, concentrámo-nos finalmente naquilo que tu tens de melhor, que é a tua voz. Eu sei que tu tens um ouvido formidável, é por isso que cantas tão bem inglês. Sei que és um talento em potência.”


Grupos

CONCORRENTEMÚSICA
P.Y.T.American Authors - Best Day Of My Life
Pop4RocMeat Loaf - Paradise By The Dashboard Ligh
BABELMAGIC! - Rude
XTagELIMINADAS

Comentários do Mentor Paulo Ventura:

BABEL: “Que orgulho, finalmente. Temos grupo e temos um belo grupo. Era isso que vocês tinham que encontrar, era essa canção, o que é que estavam a cantar e porque é que estavam a cantar. Ainda bem que eu fui mais duro com vocês. Agora já temos grupo e temos um óptimo grupo.”
P.Y.T.: “Eu gostei tanto de vocês. Fazem tanto sentido. Eu acho que nós temos sido felizes no repertório. A forma como vocês tomam conta das canções e as transformam em canções vossas é fantástica. Parabéns pela vossa interpretação hoje, foi fantástica.”
POP4ROC: “Vocês são fantásticos e eu fico muito feliz por nós vos termos feito um grupo. Vocês fazem tanto sentido juntos. Obrigado por isto que fizeram. Transformar 8 minutos em 2 é magia, e o que vocês fizeram é magia.”


Adultos

CONCORRENTEMÚSICA
Rúben MendesBruno Mars – Treasure
Kika CardosoWhitney Houston - I Will Always Love You
Jorge BaptistaCharles Aznavour - She
Lúcia MourinhoELIMINADA

Comentários do Mentor Paulo Junqueiro:

Jorge: “Há dias que correm melhor e outros que não correm tão bem. Ainda assim, eu acho que te correu muito bem hoje. Talvez a canção não tenha brilhado aqui nesta gala da maneira que esperávamos. Acho que tu trabalhaste lindamente, fizeste o teu melhor. Talvez a canção não tenha brilhado…”
Rúben: “Eles não sabem exatamente como é que foi esta aposta de vires fazer esta música e de vires dançar e mostrar esse teu lado de show business. Acho que conseguimos. Parabéns para ti, o mérito é todo para ti, porque o trabalho que fizeste nestes dias conseguiu mostrar realmente que és um homem do show business. E é isso que nós queremos.”
Kika: “Está à vista de todos que estão na plateia e em casa, que tu és uma força da natureza. (…) Tu fizeste uma versão que raríssimas vezes se faz, porque é muito difícil. Quem é que faz estas notas? Quem é que consegue cantar desta maneira?”


Confronto Final

Esta semana dois concorrentes da mesma categoria viram-se forçados a um confronto, uma vez que foram os menos votados pelo público – Matheus Paraizo e Júnior Oliveira.

No final foi Matheus Paraizo a despedir-se do programa, ficando assim a categoria dos Rapazes com mais uma baixa.

Matheus Factor X

No próximo domingo o Quinto Canal volta com mais uma análise à gala do Factor X.

Boa Semana!


Texto: Fábio Fernandes
Imagem de destaque: Joana Enes
Imagens dos concorrentes: SIC

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *