Sábado, 22 de Julho de 2017
Quinto Canal

Memórias da TV: Quem se lembra do «TV Rural»?

Tendo sido o programa de maior longevidade da televisão portuguesa, esta semana relembramos nas Memórias da TV  o magazine TV Rural.

Única e exclusivamente com o objetivo de dar a conhecer a agricultura através de várias notícias, o TV Rural foi um marco na programação da RTP sendo até ao momento o programa de maior longevidade do canal. Recorda-se?

Tendo surgido em 1960 e mantendo-se no ar sem qualquer interrupção até 1990, TV Rural tornou-se no formato mais antigo da televisão nacional que se manteve no ar por mais tempo, e sempre foi apresentado por Sousa Veloso, que na época tinha o curso de engenheiro agrónomo. A ideia surgiu por parte da RTP pelo facto de querer na sua grelha de programação um programa dedicado à agricultura e, em parceria com o Ministério da Agricultura, o programa acabou por receber luz verde para estrear.

Sempre transmitido de forma semanal em episódio de 20 a 25 minutos, o TV Rural durante as suas primeiras emissões era apenas por pequenos filmes sobre agricultura, mas algumas semanas depois o próprio Sousa Veloso decidiu deixar de estar apenas nos bastidores e passou a dar a cara pelo programa ao escrever, produzir, realizar e assim preparar todo os episódios sozinho, passando a incluir mais conteúdo no formato do que apenas os filmes transmitidos até ao momento.

            Leia também: Memórias da TV: Ana Malhoa e o mundo do «Buéréré»

Assim sendo as emissões passaram a ser feitas um pouco por todo o país, onde eram dadas a conhecer novas técnicas da agricultura, ao mesmo tempo que era dada voz aos problemas dos agricultores com várias entrevistas realizadas, conseguindo três anos após a estreia, em 1963, conquistar o Prémio Imprensa de forma a premiar a qualidade do programa. Ao todo foram 1500 horas de emissão de TV Rural, que chegou definitivamente ao fim em setembro de 1990, tendo ditado também o fim de Sousa Veloso na televisão. Contudo, por muito que o tempo passe ninguém esquecerá a frase que dava por concluído cada episódio, e que continuará a ser relembrada carinhosamente pelos telespetadores:

Despeço-me com amizade, até ao próximo programa.”

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.