Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
Quinto Canal

Inside Gaming: Segunda Edição da Altera Game Jam

Tal como já tinha acontecido há uns meses, decorreu mais uma edição da Altera Game Jam, desta vez dedicada a um dos mais recentes sucessos nacionais, Quest of Dungeons. Tal como já tínhamos feito em Maio na edição anterior (podem ver aqui) o Quinto Canal apoia este tipo de iniciativas e é por isso que nesta segunda edição vamos-vos dar a conhecer os títulos que desta Game Jam resultaram. Para quem ainda não sabe, uma Game Jam é um evento onde o objetivo é criar mods de forma a alterar um videojogo já existente, num curto espaço de tempo, neste caso foram 48 horas. Este pode ter ainda uma vertente bastante social pois permite que os desenvolvedores troquem ideias de projetos – algo que, convenhamos, no nosso país é de louvar pois é uma indústria ainda pequena mas, felizmente, em franca expansão.

Infelizmente ainda não me foi possível trazer aqui para este modesto espaço o jogo Quest of Dungeons, porque ainda não o comprei – espero fazê-lo em breve – dos portugueses Upfall Studios – que mais uma vez aproveito para congratular pela conquista de um lugar na Xbox One, como já tínhamos noticiado aqui. Este título é um RPG Rogue Like 16 bit com um aspeto bem retro. Atualmente já o podemos encontrar em PC, iOS e Android e futuramente na Xbox One.

As criações desta Game Jam já foram colocadas online no site do evento e considerando que foram todas feitas em 48 horas por equipas até 5 elementos, é de louvar o que daqui saiu! Vamos então ver:

  • Dungeon Duel:

Este mod foi criado por 4 elementos e tem uma jogabilidade bem simples mas já perdi um bom bocado nele! Criado para dois jogadores, apenas é necessário mover os personagens e atacar. Pelo caminho vão surgindo diversos inimigos e baús que temos de abrir. Cada vez que limpamos uma sala, abre-se uma nova porta para um nível mais complicado. O último jogador a sobreviver, Warrior ou Archer, é o vencedor! Podem fazer o download aqui.

dungeonduel_big

  • Quest of Trials:

Criado por uma equipa bem grande, este mod pode ser jogado por 2 ou 4 jogadores e é uma espécie de brawl mortífero. É possível saltar, atacar e fazer dash. Tem ainda 4 modos de jogo: Endurance, onde quem morrer menos vezes ganha, Slaying, onde e necessário atingir a pontuação mais altar, Survival, com limite de vidas, e Looting, em que o jogador que se agarrar ao loot por mais tempo sai vencedor. Aqui conta-se a história da jornada necessária para ser considerado um herói. Ótimo para atirar amigos para a morte! Pode ser jogado aqui.

questoftrials_big

  • Dungeon of Quest:

Saído da mente de 4 elementos, neste mod é possível movermo-nos, lançar feitiços e atacar. Basicamente pode ser jogado por 4 jogadores e o objetivo é aguentar o maior número possível de vagas de inimigos enquanto vamos apanhando power-ups que nos dão mais uns minutos de vida. Podem-no encontrar aqui.

dungeons of quest

  • Hero of Light:

No mod criado por estes quatro elementos encarnamos uma heroína cuja função é proteger a chama primordial da luz de um feiticeiro que evoca os seus minions para tentar apagar a luz, bem como a nossa existência. Com uma jogabildiade bem simples, apenas temos de nos mover, correr e atacar com a nossa espada de madeira! Podem descarregar aqui.

herooflight_big

  • Quest of Text:

Mais retro do que isto, não há! Luís Almeida, o criador deste mod, presenteia-nos com uma old school text adventure. Inicialmente temos de escolher a classe na qual queremos jogar. O resto é, literalmente, conversa. Vale bem a pena para quem ou não conhece este tipo de jogo, ou quer matar saudades, aqui.

questoftext_big2

  • Skull Ball:

Criado por 6 elementos, Skull Ball é um card game de futebol 2 vs 2 com elementos RPG inspirados no Quest of Dungeons. Conceito bem interessante e jogabilidade totalmente fora do comum. Podem-no encontrar aqui.

skullball2

  • Bots of Dungeon:

Foram 2 os criadores deste mod e em Bots of Dungeon vestimos a pele de um robot recentemente acordado com inteligência artificial que ao se deparar com a construção de uma masmorra de tortura robótica, decide então correr para a liberdade destruindo tudo e todos os que se opuserem. É possível atacar e saltar neste infinite side-scrolling enquanto levamos o pequeno robot à liberdade. Ajudem-no aqui.

botsofdungeon_big2

  •  Quest for Darkness:

Criado por 5 elementos, este mod conta a história de um feiticeiro que a sua última criação, um clone maléfico, tem como missão roubar o precioso cristal aos seus inimigos. Podemos andar, atacar e saltar. Com elementos de plataformas, podem-no experimentar aqui.

questfodarkness

  • The King is Dead:

Criado também por 5 elementos, The King is Dead conta-nos a história da alma penada do rei de Virul que assombra o castelo. Com uma jogabilidade fora do comum, podemos movimentar-nos e saltar. Pode ser jogado aqui.

thekingisdead_big2

Para poderem espreitar tanto os jogos da edição passado, como estes que agora aqui vos mostrei, basta irem ao site do evento que podem encontrar aqui. Até à próxima, bons jogos e esperemos que iniciativas como esta continuem a dinamizar a indústria dos videojogos no nosso país, que está cada vez mais forte e a crescer ainda mais 😉

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Licenciada em Educação e Comunicação Multimédia na Escola Superior de Educação de Santarém. Viciada em videojogos desde sempre, comecei a escrever sobre eles já lá vão mais de dois anos.