Segunda-feira, 24 de Abril de 2017
Quinto Canal

Inside Gaming: Altera Game Jam dedicada ao «Crime no Hotel Lisboa»

No mês passado, mais concretamente no dia 16 de maio, decorreu a primeira edição da Altera Game Jam. E o que é isto? Perguntam vocês. Eu como estou aqui para vos servir respondo: foi um evento cujo objetivo era criar mods, ou seja, alterar o já publicado videojogo dos Nerd Monkeys – Crime no Hotel Lisboa.

Aqui no Inside Gaming já vos falei do DLC gratuito que os Nerd Monkeys lançaram e que se baseia igualmente no Crime no Hotel Lisboa (aguardem pois a review desta história principal está para breve!). Desta vez, juntaram-se com os responsáveis da Altera Game Jam – para quem não sabe, uma Game Jam é um evento onde se criam videojogos num curto espaço de tempo sendo o normal 48 horas – e deixaram que criadores de jogos amadores ou profissionais, se juntassem e dessem vida a um spin-off daquele que foi o título que colocou os videojogos portugueses novamente em voga.

altera_jam

 

Assim, de 16 a 18 de maio as portas do FabLab Lisboa abriram-se a amadores e profissionais e nasceram seis novos jogos que, com o mote “Quanto mais se afastarem do original melhor!”, deram uma nova vida ao Inspector Zé e ao Robot Palhaço. Assim, os títulos que nasceram desta Game Jam foram:

  • Pensão Estrela e Garcia – Criado pelo The Black Tie Studios, aqui controlamos o Hotel Lisboa, gerido pelo Polvo e pelo seu moço de recados, o Robot Palhaço. Após o crime ocorrido, o Hotel ficou com uma má fama tão grande que se viu forçado a fechar portas. No entanto, o detetive privado Garcia deu por encerrado o seu trabalho como detetive e juntamente com a menina Estrela abriu novamente a Pensão Estrela e Garcia. A missão do jogador é servir os clientes, mantendo-os satisfeitos durante a sua estadia. Este jogo de Time Management pode ser jogado aqui.

pensao

  • Altera Racing – Como o próprio nome indica, este é um jogo de corridas onde os protagonistas são, claro, as personagens do Crime no Hotel Lisboa e competem entre si pelo título de “Campeão lá do Bairro”. Apesar de ser necessário fazer o download, é bem leve e juntamente com 3 amigos podemos disfrutar desta corrida que percorre as ruas da cidade e onde nem falta os power-ups. Podem realizar o download aqui.

altera_racing

  • Kaboom Portugal – Este shooter tem uma história bastante interessante. Aparentemente o nosso primeiro-ministro Pedro Passos Coelho fez um contrato com o demónio, onde vendeu as almas dos portugueses para conseguir pagar a dívida. Então o nosso Inspector Zé feito salvador da Pátria, percorre diversas ruas enquanto é atacado com talões de taxa e enfrenta bosses como Miguel Relvas enquanto os ataca com um lança rockets. Não percam a oportunidade de soltar a vossa frustração politica aqui.

kaboom

  • Assalto no Hotel Lisboa – Admito que me ri com a descrição deste jogo. Ora, aqui vivemos a história de um macaco disfarçado de humano que tem como objetivo assaltar a última banana da terra. Primeiro, os movimentos do macaco são absolutamente hilariantes numa espécie de dança meio duvidosa e subtileza fantásticas. Podem experimentá-lo aqui.

assalto

  • Crime no Crime no Hotel Lisboa – Aqui os criadores encararam Crime no Hotel Lisboa como sendo uma peça de teatro. Após mais um ensaio, Hermano e José, ou Inspetor Zé e Robot Palhaço, as suas personagens, fazem um intervalo onde algo acontece. O jogador tem de descobrir o que se passou neste jogo que é uma mistura de Point and Click com Beat ‘em up e que pode ser jogado no browser ou pode ser feito o download que pode ser jogado com comando da Xbox, tornando-o assim num local multiplayer. Chamem um amigo e experimentem aqui.

crime no hotel

  • Zé P.I & Robotron ZX– Este jogo é a resposta a uma pergunta que já há muito merecia ser respondida: o que aconteceria se juntassem o Crime no Hotel Lisboa, Miami Vice, Transformers e a Trafaria? Se também vocês sempre tiveram esta questão, busquem pela vossa resposta nesta aventura gráfica…mas em texto. Podem ser encontrado aqui.

ze_pi

Todos estes trabalhos são sem dúvida de consulta obrigatória pois conseguiram basear-se no humor e grafismo característicos de Crime no Hotel Lisboa e criar a sua própria história. Se ficaram curiosos vejam a lista completa com todos os jogos aqui e não se esqueçam a seguir os Nerd Monkeys aqui!

 

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Licenciada em Educação e Comunicação Multimédia na Escola Superior de Educação de Santarém. Viciada em videojogos desde sempre, comecei a escrever sobre eles já lá vão mais de dois anos.