Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
Quinto Canal

Gira Discos – Portugal Musical: Especial Santos Populares

Porque é de música e alegria que se vivem os Santos Populares, o Gira Discos desta semana é dedicado a esta época festiva, que acontece em todo o país.

Junho é marcado pelo início do verão, das noites quentes, mas também pelas festas dos Santos Populares, que de norte a sul de Portugal enchem as vilas com grandes arraiais de música popular, onde a boa disposição e a alegria são uma constante. Cantem bem ou menos bem, vários grupos de música um pouco por todo o país animam o público naquelas que são as festas que maior destacam as raízes nacionais e que caracterizam o povo português.

          Leia também: Gira Discos – Portugal Musical: A geração dos Onda Choc

Claro que o nosso Gira Discos não podia deixar passar esta ocasião ao lado, e tendo como tema desta temporada um Portugal Musical, decidimos reunir num artigo especial alguns artistas populares, que muito contribuem com o seu trabalho para que uma noite com um verdadeiro arraial de música portuguesa seja perfeito.


DIAPASÃO

Desde os anos 80 que o grupo liderado por Marante tem animados o povo português e não só, contando no seu currículo com dezenas de discos lançados e centenas de concertos dados. A Bela Portuguesa é ainda hoje uma das músicas de referência deste grupo musical.

.

BANDA LUSA

Com mais de 25 anos de carreira, os Bandalusa são igualmente uma das bandas mais antigas no que toca à música popular portuguesa. Tendo como vocalista Paulo Ribeiro, um dos maiores êxitos do grupo é este Se a Casa Cair.

.

CHAVE D’OURO

Embora tenham surgido apenas em 2008, os Chave d’Ouro rapidamente alcançaram o estrelato quando em 2010 a música Pai da Criança se tornou numa das mais ouvidas desse ano, tornando-se assim numa referência em tudo o que era bailes e arraiais.

.

SONS DO MINHO

A dar música desde 2010, os Sons do Minho misturam a música popular portuguesa com as típicas desgarradas, e rapidamente alcançaram o sucesso com o hit Dá-me Um Beijinho.

.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.