Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
Quinto Canal

Gira Discos – Portugal Musical: A geração dos Onda Choc

Contando com mais de dez anos de carreira, o grupo juvenil Onda Choc foi um verdadeiro sucesso entre os anos 80 e 90, e é esta semana recordados no Gira Discos.

Decorria o ano de 1986 quando o público português começava a ouvir as primeiras músicas e as primeiras novidades dos Onda Choc, um grupo de música composto por várias jovens com idades entre os 10 e os 15 anos, e que cantava sobretudo canções adaptadas de êxitos internacionais que relatavam os problemas diários dos jovens, como casos amorosos entre outras experiências.

Formado por Ana Faria, conhecida por conduzir o famoso programa Zip Zip da RTP, o grupo rapidamente conquistou a fama passando a ser frequência assídua nas rádios e em vários programas de televisão. Com grande parte dos seus elementos a surgirem do coro Jovens Cantores de Lisboa, a magia dos Onda Choc e que levou a que o seu sucesso se prolongasse por mais de dez anos era o facto de não conter um elenco fixo, mas sim ter recebido vários rapazes e raparigas ao longo da sua existência, o que levou a que fossem realizados vários castings para integrar a banda e que contavam sempre com centenas de participantes inscritos.

          Leia também: Gira Discos – Portugal Musical: A loucura dos Excesso

Se alguns dos membros caíram no esquecimento do público, outros conseguiram vingar numa carreira artística, como foi o caso da atriz Joana Seixas, umas das primeiras jovens a integrar os Onda Choc ainda nos anos 80, e posteriormente Micaela, Manuel Melo e Mariza Liz, dos Amor Electro, que já integraram o grupo nos anos 90.

Da carreira dos Onda Choc contam-se centenas de concertos esgotados em todos o país, e milhares de discos vendidos, sendo sempre um lançado por ano (às vezes até mais), sempre na época do Natal, até ao seu fim em 1999, que ainda hoje ninguém sabe explicar o porquê do seu fim. A verdade é que em 2006 foi ainda lançado um novo disco dos Onda Choc, mas o sucesso de outrora já não acompanhava o grupo.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.