Fizeram as delícias dos mais jovens nas duas primeiras temporada da série da SIC, Uma Aventura. Entre 2000 e 2001, deram vida às conhecidas Luísa Teresa, as gémeas da produção da estação de Carnaxide. Ao lado, de ChicoPedro, JoãoFaial Caracol, Filipa e Mafalda Mendes esforçaram-se ao longo dos 16 episódios dos contos de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

 

É curioso como o nome destas duas atrizes ficou totalmente esquecido. À partida, poderiam ter sido chamadas para outros projetos televisivos, contudo não foi isso que se verificou. Será que existe aqui algum preconceito pelo fato de terem ficado com o autocolante “as gémeas de Uma Aventura”? Aliás, se tivermos em conta que a maior parte das gémeas que participaram numa dada novela ou série, não receberam mais convites para outros formatos, então esta justificação torna-se plausível. Por exemplo, as duas últimas temporadas de Uma Aventura e a quinta temporada de Morangos com Açúcar, contaram com atrizes cujas diferenças eram praticamente indecifráveis. Apesar disso, o facto de serem uma espécie de enigma aos olhos dos outros, não ajudou a que realizadores lhes propusessem um novo projeto.

 

O que fazer? Filipa e Mafalda Mendes, apesar de jovens, tinham talento. Seguindo a experiência e a dedicação que os actuais estreantes em Morangos com Açúcar demonstram ter, tenho a dizer que as duas atrizes de Uma Aventura conseguiam surpreender, levando os telespetadores a crer que, apesar da sua tenra idade, mereciam novas oportunidades no mundo da representação. Tenho pena que tenham sido esquecidas, assim como tantos outros da sua geração.

Se, de fato, existem pessoas, actores, que mereciam regressar aos ecrãs nacionais, estas duas jovens são um bom exemplo disso. Pelo menos, poderiam ocupar o lugar de tantos rapazes e raparigas que ainda não compreenderam bem a noção de representar. É triste…

Anselmo Oliveira

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *