O Só Séries continua a viajar por algumas das séries mais marcantes da televisão dos últimos anos, e esta semana decidimos abrir o arquivo de Mad Men, uma produção arrojada que deu que falar entre 2007 e 2015.


  • Temporadas: 7 (2007 a 2015)
  • Episódos: 92
  • Transmissões em Portugal: RTP 2
  • Melhor Audiência: Temporada 5 – 2,6 milhões de telespetadores (USA)
  • Pior Audiência: Temporada 7 – 2,1 milhões de telespetadores (USA)

.

 


(Artigo originalmente publicado a 22 de maio de 2012)

Mad Men é uma série de época, da década de 60, que se passa na agência publicitária Sterling Cooper,em Nova Iorque. O protagonista é Donald Draper, diretor da agência, através desta personagem e das suas ligações pessoais e profissionais percebemos como eram os Estados Unidos na década de 60. É das séries mais elogiadas dos últimos tempos, devido à sua autenticidade e aos temas que vais buscar para debater. Nesta agência de publicidade dos anos 60 vão debatidos temas como o consumo de tabaco, de álcool, a diferença entre o papel do homem e da mulher, adultério, racismo, entre outros.

No primeiro episódio da série Draper tem de criar uma publicidade para a marca de tabaco Lucky Strike que tem de defender a sua imagem dos médicos que dizem que o consumo excessivo de tabaco pode causar os mais variados problemas de saúde. Nesta série podemos ver não só a realidade do que foi esta época, mas também a mudança de mentalidade que ocorreu nesta altura. As mulheres começam a procurar o seu papel na sociedade e no mundo do trabalho, os homens que querem mais do que as rotinas de casa-trabalho-casa, e encontram o mundo das amantes.

Draper é um dos personagens mais intensos que temos hoje em dia em qualquer série norte-americana. Está rodeado por mentiras, e apesar de ser um homem muito bem sucedido nunca está feliz, procura sempre algo mais. Um dos mais aspetos mais fascinantes desta história é porque prende os telespetadores, qualquer mínimo detalhe é importante para o desenrolar da ação. E tudo isto nos prende a esta série… Nova Iorque nos anos 60, uma sociedade que está a mudar e a adaptar-se a novas realidades, personagens com segredos inimagináveis, e claro as diversas aclamações que teve pela crítica.

Não custa nada ver a primeira temporada. São apenas 13 episódios, e aposto que qualquer pessoa que veja vai querer ver até ao fim.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: