Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
Quinto Canal

Especial «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias» – Aldeias Autênticas

Em contagem decrescente para a grande final, o Quinto Canal recorda as finalistas de cada categoria. Hoje é a vez das Aldeias Autênticas.

.

Será no próximo dia 03 de setembro que numa emissão especial com transmissão na RTP1 serão reveladas as 7 Maravilhas de Portugal dedicadas às Aldeias. Com um total de 14 finalistas divididas por 7 categorias, damos a conhecer neste artigo especial as candidatas na categoria de ALDEIAS AUTÊNTICAS.


Leia também: Abertas as votações para a grande final das «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias»

CASTELO RODRIGO

Fundada pelos Túrdulos 5 séculos antes de Cristo, ocupada pelos romanos e depois pelos mouros, Castelo Rodrigo, pertencente ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, recebeu carta de foral de D. Sancho I em 1209, no contexto de conquista cristã, e integrou definitivamente o território português em 1297. A Igreja de Nossa Senhora do Rocamador foi fundada no séc. XIII para apoio aos peregrinos de Santiago de Compostela.

A 7 de Julho de 1644 travou-se a batalha de Castelo Rodrigo, onde tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna. Foi palco das invasões francesas, entre 1801 e 1810, cuja destruição marcou profundamente a região. Não perca as velhas muralhas, o Pelourinho quinhentista, a cisterna medieval e os vestígios da presença da comunidade de cristãos-novos.

PODENCE

Originalmente designada como freguesia de Nossa Senhora da Purificação, Podence pertenceu ao concelho de Bragança e Izeda, só integrando o concelho de Macedo de Cavaleiros a partir de 1878. Conhecida pela tradição dos caretos, onde O Careto de Podence é o único que chocalha, chocalha as raparigas, num ritual associado à fertilidade, e anuncia a chegada da primavera, desde tempos ancestrais.

A origem deste ritual pagão é anterior ao cristianismo e foi-se adaptando sem perder o simbolismo, do rapaz solteiro que celebra um novo ciclo e se apresenta ao sexo feminino. O ritual é muito antigo, mas só recentemente começou a ser falado, o Entrudo Chocalheiro da região transmontana. No início do séc. XX, o Abade de Baçal já escrevia sobre os mascarados de Podence, mas os primeiros registos claros são de D. Sebastião Pessanha, num livro publicado nos anos 60.


Fonte: 7 Maravilhas

 

 

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.