Radiotelevisão Valenciana encerra definitivamente ao fim de 24 anos, após várias horas de contestação

RTVV 2

Em Espanha, na região de Valência, têm-se vivido momentos de grande tensão em torno da RTVV – Radiotelevisão Valenciana.

Desde a madrugada desta sexta feira que vários trabalhadores da empresa responsável por esta televisão regional se encontram fechados dentro da estação, impedindo assim que um técnico contratado pelo Governo Regional desligasse a emissão.

Em causa está uma decisão tomada pelo próprio governo em novembro, de fechar encerrar permanentemente a RTVV, devido ao facto de não haver dinheiro para assumir uma sentença de um tribunal que obrigava à reintegração de 1000 trabalhadores da estação, após o pedido de despedimento coletivo ter sido anulado pelo Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana.

O encerramento definitivo estava programado para esta sexta feira, à meia noite. Contudo, os trabalhadores da RTVV impediram que um técnico contratado pelo governo regional desligasse a emissão,  onde permaneceram assim dentro das instalações.

Minutos finais de transmissão da RTVV
Minutos finais de transmissão da RTVV

A resistência durou 12 horas, momento em que a polícia acabou por invadir as imediações a mando do Tribunal, que ordenou o despejo de toda a equipa para que o sinal de transmissão fosse cortado de vez. Cerca de 30 agentes policiais entraram pelas portas traseiras da estação para dar cumprimento à decisão decretada.

As últimas imagens da RTVV, que foi a primeira televisão regional de Espanha foram transmitidas às 12H19, com uma emissão especial que contou com a presença de todos os elementos da equipa, onde era pedido o regresso do canal e da rádio valenciana.

A partir do momento em que o sinal foi cortado de vez, várias páginas online, incluindo a televisão regional da Galiza e a RTVE – Televisão Publica Nacional Espanhola – retransmitiram o sinal da televisão regional. Nas redes sociais também foi visível o apoio de milhares de pessoas aos trabalhadores da RTVV.

Estes foram os últimos minutos de transmissão do canal.

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *